Interessados em conhecer o trabalho pioneiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em auditoria ambiental, dois integrantes da Embaixada da República Popular da China — Dong Guo e Gao Changli — realizaram uma visita, na manhã desta segunda-feira (28), ao TCE-AM, para entender como são realizadas fiscalizações na área ambiental e ver os resultados.
Acompanhado da tradutora de mandarim, Lina Wu, os chineses foram recebidos pela conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, e o conselheiro-coordenador dos Projetos Ambientais do TCE, Júlio Pinheiro, um dos grandes incentivadores da política de Controle Ambiental e das ações preventivas do Tribunal de Contas. É a segunda vez que uma comitiva internacional visita a Corte de Contas este ano. Em janeiro passado, representantes do Tribunal Administrativo da República de Moçambique estiveram no TCE-AM e foram levados pelos conselheiros até as instalações da Petrobras na Província Petrolífera de Urucu, em Coari.
Ao falar aos chineses, a conselheira Yara Lins dos Santos informou que, além das auditorias ambientais em andamento, o TCE-AM tem trabalhando em várias frentes para se transformar em Tribunal Verde, entre elas, o descarte correto de resíduos sólidos com destinação para reciclagem, a redução do uso de papel e, já em estudo, a futura implantação de placas de energia fotovoltaica, para converter os raios solares em energia, gerando mais economia.
A conselheira disse, ainda, que o TCE-AM está de portas abertas para a República da China e que ajudará naquilo que for possível na área de auditoria ambiental.
Além de ver um vídeo institucional, preparado pelo conselheiro Júlio Pinheiro, o qual fez um panorama dos trabalhos de auditoria realizados pelo TCE, os chineses visitaram todas as dependências do Tribunal, para ver a estrutura e receberam relatórios e materiais que distribuídos nas escolas, para a disseminação de uma consciência em defesa do meio Ambiente.
Além do Departamento de Auditoria Ambiental, eles foram à Escola de Contas, ao auditório, plenário, à Diretoria de Controle Externo da Administração dos Municípios do Interior (Dicami), entre outros. Após a visita, eles se disseram impressionados com o trabalho do TCE e também com a estrutura da Corte de Contas Amazonenses.
“Estamos muito felizes em conhecer a estrutura deste Tribunal. Estão de parabéns pela organização”, afirmou Dong Guo, ao informar que levará as informações e as estratégias de controle ambiental ao conhecimento do governo chinês.
Ascom – TCE-AM