Reunião com o MDS trata sobre acordo que foca na consistência de dados do CadÚnico

Na tarde da terça-feira (21), representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e dos Tribunais de Contas brasileiros (TCs) participaram de reunião virtual com a equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Durante o encontro, que contou com mais de 60 participantes, a equipe ministerial compartilhou noções gerais acerca do Cadastro Único (CadÚnico), o conhecimento sobre a sua operacionalização e o cruzamento de dados e orientações técnicas acerca de protocolos de transferência de arquivos e o acesso à remessa de dados, pontos importantes para a execução de ações do plano de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre a Atricon e o MDS.

O ACT já conta com a adesão de 31 Tribunais de Contas e possibilitará o aprimoramento do controle externo e a melhoria na qualidade dos dados do CadÚnico e, por consequência, dos programas sociais.

A reunião foi conduzida pela coordenadora-geral de Articulação Intersetorial do Departamento de Resolução de Auxílios Descontinuados e Apoio à Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, Jaira da Silva Magalhães.

Representando a coordenação da Rede InfoContas, também participaram do encontro os auditores de controle externo João Luís Cardoso Figueiredo Júnior, Rogério Oliveira de Jesus e Fernanda Nunes.

Ao final da reunião, os técnicos dos TCs puderam apresentar suas dúvidas e contribuições para o aperfeiçoamento da parceria.

Acesse aqui o ACT do CadÚnico