Reunião na Câmara dos Deputados trata sobre o Sede de Aprender

O assessor Leo Arno Richter, representando a Atricon, e o promotor de Justiça Lucas Sachsida, coordenador do núcleo de defesa da educação do Ministério Público de Alagoas e um dos coordenadores do Sede de Aprender, estiveram, na última quarta-feira (27), no gabinete da deputada federal Duda Salabert, a convite da mesma. A reunião serviu para apresentar os principais pontos do projeto, que tem como finalidade promover o saneamento básico e o acesso à água potável nas escolas, e tratar sobre outros temas importantes relacionados com a educação no país.

Iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), o projeto “Sede de Aprender”  foi idealizado após o censo escolar de 2021 apontar que mais de 8 mil escolas brasileiras ainda não possuíam acesso à água potável. 

Conforme o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, os dados do último Censo Escolar indicaram melhorias pontuais nessa área, mas ainda há um grande número de crianças e profissionais da educação em estabelecimentos não abastecidos com água potável, o que precisa ser enfrentado com urgência pelos gestores públicos responsáveis. 

Em 2022, um convênio entre a Atricon, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, com o apoio do TCE alagoano, tornou o projeto nacional, permitindo aos Estados participantes o compartilhamento de base de dados e informações. Desde a implementação do projeto Sede de Aprender em Alagoas, mais de 100 escolas já foram visitadas, com resultados concretos na distribuição de água potável.