Reunião preparatória para a Operação Educação tem a participação de 33 assessores de comunicação

As assessorias de Comunicação da Atricon e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) promoveram, na última sexta-feira (14), uma reunião preparatória para a Operação Educação. O encontro reuniu 33 profissionais de comunicação dos Tribunais de Contas.

A “Operação Educação: fiscalização ordenada nacional” é uma iniciativa que objetiva analisar as condições de infraestrutura de escolas das redes estaduais e municipais dos 26 Estados do Brasil e do Distrito Federal. O trabalho consiste no levantamento sobre as condições de funcionamento de escolas selecionadas com a realização de visitas presenciais de auditores dos Tribunais de Contas às unidades de ensino. Serão verificados 193 itens, como a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula, quadras esportivas, e demais instalações prediais, além de questões ligadas à segurança e prevenção de incêndios e à higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.

A ação é organizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com o apoio técnico do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê de Educação (CTE-IRB), e institucional da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

De acordo com a assessora de Comunicação da Atricon, Priscila Oliveira, a reunião objetivou detalhar as fases da Operação e o plano de divulgação para oferecer subsídios aos profissionais e potencializar as ações da iniciativa. Nos próximos dias serão disponibilizados materiais de apoio, como releases, artes e conteúdos que possam ser úteis aos jornalistas.

No encontro, a assessora de comunicação do TCE-SP, Patrícia Zorzan, apresentou a experiência desenvolvida pelo órgão de controle, que realiza, desde 2016, auditorias ordenadas e em tempo real para a verificação dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos. A servidora da área de TI do TCE-SP e integrante do projeto, Cecília Akao, fez uma demonstração da plataforma que será utilizada para receber as informações e gerar os relatórios da ação.