A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) inicia em junho a segunda etapa da implementação do Programa Rodas de Cidadania nos municípios do interior do Amazonas, com o tema “Transparência pública e o Acesso à informação”. As equipes da Ouvidoria levarão o programa, nesta etapa, aos municípios de Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Presidente Figueiredo e Tabatinga.
Originado do Programa de Formação de Agente de Controle Social (Profac), a Roda de Cidadania é um programa que já foi levado a vários municípios do interior, com o objetivo de levar o conhecimento o conhecimento da Lei de Acesso à Informação ao público. A presença do conselheiro ouvidor-geral do TCE-AM e criador do Rodas de Cidadania, Érico Desterro, está programada para o município de Presidente Figueiredo.
“Esse programa é uma maneira de promover o encontro entre o poder público e a sociedade civil. Assim, a população pode fazer demandas diretamente aos representantes do poder público”, explicou o diretor da Ouvidoria do TCE, Harleson Arueira. O público alvo das Rodas de Cidadania, que tem o apoio da conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, é a sociedade civil organizada, representada por associações, lideranças comunitárias, conselhos municipais, entre outros.
Assim como na primeira edição de 2019, Itacoatiara será a primeira cidade a receber a equipe da Ouvidoria, no dia 11/06 (segunda-feira); Tabatinga e Novo Airão, vão receber logo em seguida, 14/06 (sexta) e 17/06 (segunda), respectivamente; Manacapuru 26/06 (quarta); Presidente Figueiredo 28/06 (sexta) e Tefé 08/07 (segunda) fecham a segunda etapa da programação do evento.
…
Texto: Deborah Oliveira|Foto: Decom/TCE-AM