A secretária-executiva do Comitê Estratégico de Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Risodalva Castro, foi agraciada, nesta quarta-feira (4), com o Colar do Mérito José Maria Alkmim, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A cerimônia de entrega ocorreu na sede do TCE-MG, em Belo Horizonte.
Auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), Risodalva também integra a Comissão de Coordenação Geral do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), atuando ainda no Comitê Executivo e como secretária executiva do programa, que tem coordenação-geral do vice-presidente de Controle Externo da Atricon, conselheiro Carlos Ranna.
“Risodalva é como se fosse uma espécie de alma do MMD-TC, mas não apenas deste projeto, já que ela atua em todas as frentes do controle externo brasileiro, sempre com muita determinação, boa vontade, simpatia, extremo zelo e profissionalismo. Merecida e justa a homenagem que o TCE-MG presta à ela”, comentou Ranna.
Também colega de Risodalva em diversas iniciativas do Sistema Tribunais de Contas, a auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e assessora técnica da Rede InfoContas Fernanda Nunes valorizou a homenagem. “Risodalva merece toda a nossa admiração e tem destaque em suas atividades por ser muito dedicada, incansável e agregadora, uma ótima líder cuja atuação resultou na colheita de importantes frutos para o Sistema Tribunais de Contas”, ressaltou.
Há 14 anos trabalhando junto e acompanhando de perto a trajetória profissional de Risodalva, a assessora técnica do TCE-MT Paula Fontes fez coro aos elogios direcionados a colega de longa data. “Além de aprender muito com ela, sou testemunha da sua dedicação para o aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas. Vê-la receber esse Colar em reconhecimento a todo o trabalho técnico prestado enche o coração de alegria”, afirmou.
Comenda homenageia primeiro presidente do TCE-MG
O Colar do Mérito José Maria Alkmim é conferido anualmente pelo TCE-MG a personalidades que prestaram relevantes serviços ao País, ao Estado de Minas Gerais e ao Sistema Tribunais de Contas. Instituída em 1995, a comenda homenageia o bocaiuvense José Maria de Alkmim (1901-1974), que exerceu o cargo de ministro na primeira composição da Corte em 1935, ao lado de Álvaro Baptista de Oliveira e Mário Gonçalves de Mattos. Além de seu papel como ministro do TCE-MG, José Maria de Alkmim atuou como Ministro da Fazenda (1956-1958) e foi Vice-Presidente do Brasil (1964-1967).