Após avançar em mais uma etapa, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e parceiros, por meio da Escola de Contas, realizaram o seminário: “Apresentação e Validação do Painel de Indicadores Ambientais do Estado do Acre: versão beta.”
Foram meses de trabalho dedicados à apresentação e validação da ferramenta, em conjunto com auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas, gestores e técnicos de instituições e organizações parceiras na construção do Painel de Indicadores Ambientais do Estado do Acre, apresentado na última terça-feira, dia 30, de modo virtual.
A primeira apresentação do painel ocorreu em fevereiro de 2023, com o objetivo de debater a situação do meio ambiente no Acre e monitorar as políticas públicas. Agora, em 2024, o painel apresenta seus avanços aos parceiros, mostrando o processo de construção que durou mais de um ano.
O Painel de Indicadores Ambientais do Acre foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer indicadores sobre a situação do meio ambiente no estado, a fim de monitorar as políticas públicas da área ambiental. Isso possibilita uma avaliação do sistema de gestão ambiental governamental, adotando uma abordagem integrada para a segurança ambiental, visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população.
Ainda em processo de construção, o painel será uma importante ferramenta para acompanhar as condições ambientais e a preservação dos recursos naturais do Acre. Ele auxiliará esta Corte de Contas na concretização de sua missão e estará disponível para pesquisadores, educadores, gestores, formuladores de políticas e a comunidade em geral.
O Painel de Indicadores Ambientais deve ser desenvolvido e mantido pelo TCE e instituições parceiras, visando apoiar o desenvolvimento sustentável e ajudar a medir, manter e alcançar melhorias no meio ambiente do Acre.
Isso será alcançado através da prestação de serviços de informações relevantes e confiáveis direcionadas aos gestores ambientais, formuladores de políticas, educadores ambientais e ao público em geral.
Formado de maneira participativa, a apresentação desta terça contou com a participação dos palestrantes Alberto Junior, Dirlei Berch, Eraldo Matricardi, Irailton Lima, dr. José Salatiel, Juliana Moreira, Dr. Marcos Prette e Marky Brito. Também participaram do seminário o conselheiro Ronald Polanco, idealizador do painel, e diretora da Escon, conselheira Naluh Gouveia.
Fonte: TCE-AC