Seminário de Controladores Sociais em Piripiri encerra nessa 4ª-feira (26)

Teve início na terça-feira, 25, e se encerrou esta manhã o Seminário de Construção de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, através de sua Escola de Gestão e Controle (EGC), na cidade de Piripiri. Durante o evento, conselheiros do TCE, auditores de Controle Externo, membros do Ministério Público de Contas e Controladoria Geral do Estado, realizaram palestras, minicursos e debates, permitindo o contato direto entre os cidadãos e os mecanismos do controle externo.
Os conselheiros Jaylson Campelo, Lilian Martins e Delano Câmara foram os palestrantes durante o primeiro dia do seminário, e falaram sobre temas relacionados ao funcionamento do Tribunal, a Ouvidoria como instrumento de controle e qualidade do serviço público e a atuação das câmaras municipais no controle da administração pública. Durante esta manhã, 26, o auditor fiscal de controle externo do TCE, Vilmar Miranda, palestrou sobre as principais falhas nas prestações de contas. O Procurador de Contas do Ministério Público de Contas, Leandro Nascimento e o Controlador Geral do Estado, Darcy de Albuquerque Júnior, também realizaram palestras durante esse segundo dia de evento.

A programação contou ainda com a realização de seis minicursos, abrangendo as áreas de processo administrativo fiscal, licitações e contratos, regime próprio de previdência, retenção e recolhimentos, formação de vereadores e controle social na área educacional. De junho de 2013 até o mês corrente, o TCE já levou o Seminário de Construção de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante para sete cidades do Piauí.

Leave a Reply