Sensibilização aponta papel do engajamento e da estratégia para sucesso do Plano Estratégico 2017-2022 do TCE/SC

img_8773-largeboa“Estratégia é a adequação das atitudes de uma organização ao ambiente em que ela opera e aos recursos de que dispõe”, definiu o consultor Ezequiel Rosa, da G4F Soluções Corporativas — empresa contratada para elaboração do Plano Estratégico 2017-2022 do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) —, nesta terça-feira (1º/11), durante palestra de sensibilização, no auditório principal do edifício-sede. O conceito resume o desafio que orientará os diversos atores do TCE/SC na formulação dos projetos prioritários da Instituição, nos próximos seis anos.

Rosa e Raphael Valente, gerente de projetos da G4F e responsável pela elaboração do documento, conduziram a atividade, voltada a todos os servidores do Tribunal, e destacaram a importância de estimular o engajamento dos diversos segmentos do público interno na formulação do novo Planejamento Estratégico, que deverá estar concluído em março de 2017.

Os dois palestrantes, a exemplo do assessor da presidência Neimar Paludo, membro da Comissão de Coordenação do Planejamento Estratégico do TCE/SC, ressaltaram o papel dos diretores, coordenadores e chefes de divisão, na promoção de espaços de interlocução com os demais servidores, em favor de uma maior integração e da busca de contribuições para o aprimoramento do processo de planejamento. “É hora de pensar novamente sobre o que a gente quer e o que é exequível, reiterou Paludo. Na mesma direção, o presidente do Tribunal, conselheiro Luiz Roberto Herbst, lembrou que o momento é o de colocar a Instituição em primeiro lugar.

O evento de sensibilização abriu espaço para o envolvimento de todos que, de alguma maneira, serão impactados pelo processo de formulação e implantação do Plano Estratégico 2017-2022. Na oportunidade, foi demonstrado como se dará a construção do documento. O cronograma das atividades, estrutura, metodologia empregada, forma de execução, formulação de objetivos e metas e resultados esperados com a implantação do novo ciclo de planejamento também mereceram destaque.