A analista de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais Lorena Oliveira de Sousa foi designada para compor a equipe que irá exercer as atividades no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, encaminhou à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), na terça-feira (27), os nomes dos oito auditores que vão compor a equipe.
Em janeiro desde ano (2024) foi sancionada a Lei 14.804, que autoriza a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) como membro do Conselho da ONU. O grupo foi criado em 1946 e tem a responsabilidade de auditar as contas dos órgãos, fundos e programas da organização. O Conselho é composto por três membros, indicados por países-membros da ONU, que são eleitos para mandatos de seis anos. O Brasil ocupa a vaga que pertenceu ao Chile.
O Comitê tem o objetivo de realizar auditorias externas de contas das organizações integrantes do sistema ONU, por meio de auditorias financeiras e de conformidade. Depois das análises, é obrigatório emitir relatório anual com opiniões, conclusões e recomendações.
Fonte: TCE-MG