Servidores do TCE-CE participam de encontro sobre sistemas de auditoria

Marcos Teixeira, secretário de TI, e Teni Cordeiro, chefe da Coordenadoria Técnica do TCE-CE

Os servidores Marcos Teixeira, secretário de TI, e Teni Cordeiro, chefe da Coordenadoria Técnica do Tribunal de Contas do Ceará, participaram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, de encontro técnico em Brasília voltado para a apresentação de sistemas de auditoria de algumas empresas de auditoria independente, bem como de sistema desenvolvido pelo Tribunal  de Contas do Distrito Federal.

A convocação partiu do Presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Severiano Costandrade, por sugestão do Consultor Técnico do BID, Túlio Correia, que intermediou junto às empresas de auditoria ERNEST & YOUNG, PRICE WATERHOUSE e KPMG, para que as mesmas participassem do encontro e apresentassem suas ferramentas de TI voltadas para a realização de auditorias.

Segundo Teni Cordeiro, o evento foi muito enriquecedor, na medida em que se pôde ver como as grandes empresas de auditoria pautam seus trabalhos, e certificar-se que as áreas técnicas do TCE/Ce tendem a se alinhar em médio prazo às melhores práticas de auditoria, segundo as normas internacionais. Os novos desafios, serão a aplicação da metodologia COSO para análise de riscos, a implementação de mecanismos avaliação do sistema de controles internos do órgão e áreas auditados e a adequação da ferramenta em desenvolvimento às Normas de Auditoria Governamental – NAGs.

Atualmente, está em andamento no TCE-CE o projeto AUDIT, ferramenta de auditoria inspirada no modelo padronizado pelo TCU, encontrando-se em fase de readequação de algumas regras de negócios, e testes em serviço, realizados pelas 8ª e 12ª Inspetorias de Controle Externo.

Leave a Reply