Servidores do TCE participam de campanha de doação de sangue

Servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) participaram, nesta terça-feira (17), da campanha “TCE-AM e Hemoam: Aliançados pela Vida” e conseguiram coletar, até o início da tarde desta terça-feira (17), 77 bolsas de sangue, com 450 ml de sangue em cada. A expectativa era chegar a 90 doações, uma vez que a coleta continuaria até o final da tarde.

Fruto de parceria do TCE-AM, por meio da Divisão de Assistência Social (Dias), com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a campanha de doação de sangue é realizada pela segunda vez na Corte de Contas. Em 2017, foram coletadas 50 bolsas de sangue.

Apoiadora da campanha, a presidente do TCE, conselheira Yara Lins do Santos, visitou o ônibus de coleta de sangue do Hemoam, conhecido como “Vampirão”, na praça do Tribunal. Ao falar aos servidores durante o processo de coleta, ela elogiou pela colaboração com a campanha interna e enfatizou que o gesto deles poderá salvar vidas.

A gerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Araújo, destacou o sucesso da campanha anterior. “Nós conseguimos no ano passado 50 bolsas de sangue e encerramos ao meio-dia, mas, naquela ocasião, tinham muitos servidores que queriam doar. Por isso, este ano decidimos prorrogar a coleta até as 17 horas”, disse.

As bolsas coletadas no TCE-AM serão levadas para o Hemoam, onde serão examinadas. Os doadores receberão os resultados dos exames em até 30 dias, de acordo com Eleonora Araújo. Ela ressaltou, também, os benefícios de se tornar um doador: “A pessoa, além de receber exames sobre seu estado de saúde, pode receber uma carteirinha de doador a partir da terceira doação. Com essa carteirinha, o doador paga meia-entrada em qualquer evento cultural, como cinema, jogos esportivos e peças de teatro”.

Os doadores e nova coleta à vista

Além dos servidores, participaram da campanha de doação os funcionários terceirizados, estagiários e menores aprendizes.

Feliz com o resultado da campanha de coleta deste ano e com a receptividade dos servidores para a doação de sangue, a chefe da Dias, Ângela Galvão, revelou que no próximo semestre o “Vampirão” deverá voltar ao TCE-AM para uma nova maratona de coleta de sangue. A data será definida pelo Hemoam.

Texto: Deborah Souza\Fotos: Ana Cláudia Jatahy