Sessão histórica do TCE-RJ distribui processos eletrônicos

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior, classificou como “histórica” a sessão plenária desta quinta-feira (16/10) em que, pela primeira vez, foram distribuídos aos conselheiros, por meio de sorteio, oito processos eletrônicos, da área de pessoal. A partir de 2015, a iniciativa será estendida para os processos das demais especialidades. “É um grande passo que o Tribunal de Contas está dando na direção da modernidade e da sustentabilidade”, afirmou o presidente Jonas Lopes, em referência ao fim da utilização de papel e à agilidade propiciada pela tramitação dos processos eletrônicos.

Em 2013, deram entrada no TCE-RJ 70 mil processos em papel. Jonas Lopes anunciou que, até o final de 2015, todos os processos serão eletrônicos e os antigos impressos, digitalizados. Nesta primeira etapa do projeto de modernização, iniciada em março último, a implantação dos processos eletrônicos está envolvendo os da área de pessoal, relativos, por exemplo, a pedidos de aposentadoria, pensão e reserva remunerada, que representam 60% do trabalho do TCE-RJ.

Em janeiro de 2015 começará a segunda etapa, que transformará em processos digitais todos os relativos a contratos, convênios e editais lançados pelo Governo do Estado e os 91 municípios fiscalizados pelo TCE-RJ.