Taxistas são recebidos no TCE-RS

tce-rsssCom o objetivo de estabelecer um diálogo direto com os integrantes de organizações da sociedade civil e entidades de classe, o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) realizou, nesta segunda-feira (19),  um café da manhã com  representantes de sindicatos e associações de taxistas. A iniciativa deu início a uma série de encontros que devem ser realizados nas próximas semanas.
 
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a intenção é tornar cada vez mais efetiva a relação com a sociedade. “Os taxistas dialogam com diferentes públicos e são canais para o fomento de ideias e debates, podendo trazer importantes contribuições para a melhoria da gestão pública”, disse o presidente. Somente em Porto Alegre, são transportados em táxi, em média, 200 mil pessoas por dia.
 
Durante a reunião, o diretor-geral da Instituição, Valtuir Pereira Nunes, explicou os detalhes da atuação fiscalizatória do órgão de controle, comparando a administração das cidades, do Estado e do país com um condomínio, levando os presentes a refletir sobre o papel de cada um diante desse cenário. “O serviço público é uma devolução por aquilo que as pessoas já pagaram em forma de impostos. Se você paga os seus impostos em dia, seu direito é receber serviços de qualidade”, destacou. O diretor demonstrou também as ferramentas de controle social existentes no portal do TCE-RS e em outros bancos de dados da Internet, além de explicar de forma didática conceitos ligados às áreas da receita e da despesa pública.
 
A iniciativa surpreendeu positivamente o representante da Associação dos Permissionários Autônomos de Porto Alegre (Aspertaxi), Danilo Delazzari. “Tivemos aqui uma aula. Se todos recebessem um pouco do conhecimento que foi passado nesse encontro, com certeza, mudariam a forma de se expressar como cidadãos”.
 
Participaram do café os representantes da Aspertaxi, Jorge Veiga e Danilo Delazzari, do Sindicato de Sapucaia, Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo, Tiago Bordinhão e Gleiter da Silva, do Sindicato dos Proprietários dos Taxis de Canoas, Sérgio Antônio de Oliveira e Luiz Fernando de Oliveira e do Sindicato Misto de Porto Alegre, Adão Ferreira e Mário José da Costa, além de diretores e servidores do TCE-RS.