Uso de inteligência artificial, ideias para fazer mais com menos, otimização de atividades no Tribunal de Contas do Distrito Federal… Esses foram os temas debatidos durante o lançamento do Projeto Ideia Nova, realizado na última terça-feira, 27 de junho, no Plenário da Corte. A iniciativa, proposta pelo Laboratório de Inovação do TC-DF, pretende unir esforços em busca de soluções para diversas áreas do Tribunal. Assim, será possível melhorar os processos de trabalho no órgão e contribuir para a melhoria dos serviços públicos do Distrito Federal.
Por meio da iniciativa, servidores e colaboradores vão poder apresentar ideias que permitam melhorias a partir do uso de Tecnologia da Informação. O projeto piloto terá como foco a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex). Portanto, neste primeiro momento, as propostas vão contribuir para mudanças positivas nas fiscalizações promovidas pelo TCDF. São exemplos o uso de tecnologia da informação para: otimizar análise de editais; fazer a leitura automatizada do Diário Oficial do DF; priorizar processos; escolher temas de auditorias de conformidade; fazer criptografia para proteção de dados sigilosos, entre outros.
Durante a apresentação do projeto, Leon Sólon, que é cientista de Dados e auditor fiscal da Receita Federal, falou sobre o uso da inteligência artificial (IA) para soluções de problemas. Segundo ele, por meio do aprendizado de máquina (machine learning), é possível descobrir padrões existentes em documentos e processos e, assim, mapear riscos, identificar falhas e fraudes, criar relatórios técnicos de análise, simplificando processos de trabalho.
Representantes de diversas áreas do Tribunal como a Assessoria de Planejamento Estratégico da Fiscalização (APE), a Divisão de Planejamento e Modernização Administrativa (Diplan), a Escola de Contas (Escon), a Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e o Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) explanaram como as unidades têm aplicado soluções em tecnologia e como cada área poderá contribuir para o projeto piloto.
As ideias selecionadas passarão por uma análise de viabilidade para a implementação com envolvimento de outras unidades. Depois de passar pelo crivo dos gestores, as propostas selecionadas serão apresentadas ao Laboratório de Inovação.
A experiência-piloto com a Segecex vai possibilitar ao Laboratório de Inovação replicar a iniciativa para outras áreas e unidades do TCDF, bem como para desafios de diferentes graus de complexidade.
Fonte: TC-DF