O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por meio da Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, realizou a palestra: Casos de responsabilização dos profissionais da contabilidade do setor público nas prestações de contas. O encontro ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AC).
A capacitação teve como público-alvo profissionais da contabilidade que atuam no setor público. A exposição do conteúdo ficou sob responsabilidade dos palestrantes que compõe o corpo técnico do TCE, o auditor de controle externo, Raymson Ribeiro, e o assessor administrativo, Pedro Brilhante.
O objetivo principal foi apresentar casos de responsabilização dos profissionais de contabilidade perante as prestações de contas anuais, apresentar normativos legais sobre a atuação do contador, apresentar a Resolução TCE/AC nº 87/2023 e o Manual de Referência, entre outros.
A coordenadora da Escola de Contas, Fernanda Leite, reiterou o compromisso da instituição em buscar continuamente auxiliar e capacitar os profissionais.
“A Escola de Contas está de portas abertas, o objetivo é expandir as temáticas abordadas para capacitar os gestores em diversas áreas. Além disso, a Escola está empenhada em criar novas oportunidades de aprendizagem para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais e a melhoria dos serviços prestados”, declarou Fernanda.
Na ocasião, o presidente do CRC, Edberto Gomes de Sousa, destacou a relevância da parceria estabelecida com o TCE e a importância do aprimoramento constante.
“Essa é a importância da educação continuada por meio de capacitações e parcerias. É fundamental que estejamos sempre nos aprimorando para realizar nossas tarefas de maneira mais transparente e precisa”, afirmou Edberto.