TCE-AC e IRI Brasil firmam parceria ambiental na sede da ONU em Brasília

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e a Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas (IRI Brasil) uniram forças em uma importante parceria para impulsionar ações em prol do meio ambiente. A assinatura do termo de cooperação ocorreu na quarta-feira, 4, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília.

O termo de cooperação foi assinado pelo Presidente do TCE-AC, Conselheiro Ribamar Trindade, pela Corregedora, Conselheira Dulcinéia Benício, e pelo Professor Carlos Vicente, Facilitador Nacional da Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas (IRI Brasil). A cerimônia de assinatura contou com a presença do representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, Gustau Mañez Gomis.

Essa parceria estratégica está inserida no programa “Meio ambiente é da nossa conta” do TCE e tem como principais objetivos o desenvolvimento e a implementação de programas de capacitação sobre mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como sobre restauração, preservação e uso sustentável das florestas. Esses programas serão direcionados aos servidores do Tribunal, prefeituras e órgãos estaduais do governo do Acre.

Além disso, a parceria visa desenvolver e implementar programas de sensibilização sobre mudanças climáticas e florestas para as comunidades escolares e para o público em geral. Dessa forma, pretende-se ampliar o alcance das ações em favor da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil é um projeto do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA), que tem como missão elevar a conscientização e o engajamento de lideranças sociais, comunidades religiosas, gestores públicos e empresários na luta contra as mudanças climáticas e em prol da preservação das florestas e do desenvolvimento sustentável.

O Presidente do TCE, Conselheiro Ribamar Trindade, expressou sua satisfação com a parceria. “A colaboração com a IRI Brasil e o apoio do PNUMA são fundamentais para que possamos cumprir nosso papel no enfrentamento aos desafios ambientais e climáticos, promovendo ações que beneficiem o Acre e ao nosso planeta”.

Fonte: TCE-AC