A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM) conclui o mês de julho com o saldo de quatro cursos direcionados aos servidores e jurisdicionados, como parte do Programa de Capacitação dos Jurisdicionados do Estado do Amazonas (PCJAM) e do Programa de Capacitação dos Servidores do TCE (PCS/TCE-AM).
Na última segunda-feira (21), por exemplo, encerrou-se o curso de Gestão de Controle Interno, parceria do TCE com a Secretaria de Estado e Administração do Amazonas (Sead), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que foi transmitido via satélite para o interior.
Aulas via satélite para o interior
Com aulas do professor graduado em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Contabilidade Pública pela Universidade Gama Filho (UGF), Elias Cruz, o curso foi transmitido ao vivo, também, para 17 municípios do interior com alcance de 200 jurisdicionados participantes.
“O curso ministrado representa mais um produto das intensas atividades promovidas pelo TCE-AM, por meio de sua Escola de Contas Pública, que visam o fortalecimento da gestão pública. Além de incorporar as sugestões e demandas dos próprios agentes do controle interno que se encontram em pleno processo de criação, estruturação, reforma ou manutenção, a formação incentiva sempre a observância as normas constitucionais e infraconstitucionais, referente às ações desenvolvidas pela Administração Pública, sempre em busca do interesse público e estimulação do Controle Social”, comentou o professor, Elias Cruz
Nos dias 21 e 22 de julho aconteceu o curso de capacitação “Nova Lei das Receitas e Despesas com a Saúde”, realizado no Quality Hotel. O instrutor foi Alex Teixeira, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB), bacharel em Administração de Empresas e mestre em Administração Pública. O objetivo do curso foi capacitar os técnicos dos Tribunais de Contas, bem como os jurisdicionados, além de gerar conhecimentos e aperfeiçoamento necessários para análise, controle e preenchimento dos demonstrativos fiscais do setor público das receitas e despesas com ações e serviços públicos em saúde no âmbito da Administração Pública Estadual e Municipal por meio da discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes, em especial sobre os temas abordados pelo Manual dos Demonstrativos Fiscais (MDF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Nos dias 21 a 25 de julho, o TCE realizou a semana de Tecnologia de Informação para os servidores da corte da área de TI com o treinamento “Melhores Práticas para Gerenciamento de Serviços de TI –ITIL”. Nessa mesma semana, paralelamente, os servidores Clara Belota e Antônio Carlos realizaram em Tabatinga o curso “Sistema E-Contas e SAP”, que incluiu mais de oito municípios (Amaturá, Atalaia do Norte, Jutaí, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença, Fonte Boa) e reuniu, aproximadamente, cem jurisdicionados no polo de Tabatinga.
Cursos de Obras Públicas na capital, em agosto
Segundo o diretor-geral da ECP, Harleson Arueira, o objetivo dos cursos a abertos é capacitar os jurisdicionados para que eles possam estar habilitados às práticas de atos administrativos e eficazes. Em relação aos cursos voltados à capital amazonense, o diretor adiantou que no mês de agosto serão ministrados cursos sobre obras públicas. “Mas agora o público-alvo são todos os municípios do interior”, conforme orientação do conselheiro-presidente, Josué Filho, e do coordenador-geral da ECP, conselheiro Érico Desterro.