O uso de inteligência artificial passou a ser incorporado pelo Tribunal de Contas do Amapá, como forma de aprimoramento do portal da transparência. Esse e outros temas foram discutidos em reunião nesta quarta-feira (12/7), entre a Corte de Contas e gestores públicos.
O objetivo do encontro ocorrido em plataforma online foi fazer uma autoavaliação dos portais e convidar os gestores a aderirem ao Radar da Transparência Pública.
O Radar é uma ferramenta eletrônica acessível pela internet que, ao mesmo tempo divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, divulga os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, e serve de portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.
O auditor de controle externo do TCE Amapá, Victor Leite, foi quem mediou a reunião com os 101 gestores públicos participantes, entre secretários, prefeitos, vereadores, assessores parlamentares, controladores internos, chefes de gabinete e outros. “Nosso objetivo foi atualizar os gestores sobre as mudanças ocorridas, sensibilizar sobre a auto avaliação e implementar melhorias nos portais”, explicou Victor Leite.
Avanço
Falando em melhorias e avanços dos portais da transparência, o TCE Amapá também implementou mudanças em seu site, aprimorando principalmente as ferramentas de busca. “Nossa equipe de TI desenvolveu inteligência artificial que une diversos resultados de busca em apenas um. Isso facilita a utilização por parte do cidadão que tem, com uma única busca, diversos resultados integrados”, explicou Marcus Santana, diretor de TI.
Para o presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, a Corte de Contas sai na frente ao aprimorar seu portal da transparência, servindo de exemplo aos jurisdicionados que também trabalham com foco na maior transparência das contas públicas. “Nossos membros e servidores tem buscado e trocado experiências com outros Tribunais do país, participando de congressos e eventos, e diante dessa experiência nossa equipe vem aprimorando nossas ferramentas, com foco sempre no fortalecimento da democracia e da transparência pública”, concluiu.
Fonte: TCE-AP