Duas mil pessoas participaram da ação social realizada no sábado (23/9), no município de Cantá, distante 35 quilômetros da capital Boa Vista (RR). O evento fez parte da primeira edição do TCE na Comunidade, realizado pelo Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), com o apoio de órgãos públicos e entidades civis e apoio técnico do TCE do Amapá (TCE-AP).
A programação iniciou na sexta-feira (22/9), com a abertura oficial, sessão itinerante e palestras. O TCE na Comunidade é um projeto idealizado pelo Tribunal de Contas do Amapá e considerado boa prática pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC).
Nas primeiras horas do sábado, um grande número de populares já aguardava com ansiedade o início dos atendimentos, na Escola Municipal Tia Ercília.
Helena Lourenço, da tribo Uapixana, foi uma dessas pessoas que buscou atendimento médico na ação social. Ela também aproveitou, com seus familiares, para vender produtos indígenas e faturar um extra. “A notícia da ação social chegou até nós e aproveitamos para vender colares, brincos e outros produtos feitos por nós”, disse.
O conselheiro do TCE Roraima, Brito Bezerra, coordenador do TCE na Comunidade, destacou a importância da aproximação da Corte de Contas com a comunidade. “Nosso objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos”, comentou.
Para o prefeito de Cantá, André de Castro, o TCE na Comunidade também orientou o gestor público quanto a melhoria dos serviços ofertados aos cidadãos.
A conselheira Maria Elizabeth Picanço, do TCE do Amapá, considerou muito positivo os resultados da primeira edição do programa. “É gratificante para o TCE do Amapá ver que a ideia está rendendo bons frutos em outros Estados”, comentou.
Nas filas dos atendimentos médicos, uma criança indígena de apenas seis meses foi diagnosticada com desnutrição. Ela pesava 2,5 quilos e foi encaminhada com urgência para a unidade de saúde mais próxima.
Além dos atendimentos, houve a reunião técnica parlamentar entre membros dos TCE’s de Roraima e do Amapá, representantes dos Poderes e gestores públicos. A ideia foi debater as demandas sociais e definir os encaminhamentos necessários.
Durante a ação considerada extremamente positiva pelo órgão realizador, os parceiros conseguiram identificar uma criança indígena que encontrava em situação de desnutrição. Imediatamente foi encaminhada para atendimento de urgência em unidade de saúde local.
O conselheiro Michel Harb, presidente do Tribunal de Contas do Amapá, disse que, “promover cidadania é um dever de todos enquanto seres humanos, e não foge das políticas de controle porque a devida aplicação dos recursos perpassa pela melhoria e manutenção das prestação dos serviços prioritários, no qual destacamos a saúde”, comentou.
O TCE do Amapá se prepara para realizar no próximo mês a sexta edição do projeto nos municípios de Pedra Branca e Serra do Navio.
Fonte: TCE-AP