TCE-BA: Conselheiro Inaldo da Paixão recebem honraria contábil

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi condecorado, dia 3 de maio, com a comenda de Contabilista Benemérito. A homenagem, ocorrida no Hotel Fiesta, em Salvador, marcou o Dia do Profissional da Contabilidade e foi promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), tendo como organizador a Fundação Brasileira de Contabilidade – Setorial Bahia.

Na mesma solenidade também foi homenageado o prefeito de Salvador, ACM Neto, com a comenda de Contador Honorário. A programação incluiu palestras sobre o tema “Atualizações tributárias”.

A comenda de Contabilista Benemérito é destinada a homenagear profissionais da Contabilidade que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais, administrativas e profissionais, relacionadas à Contabilidade, tenham se distinguido de forma notável ou relevante contribuindo para o engrandecimento da classe contábil. Já a comenda de Contador Honorário é destinada a homenagear aqueles que, embora não sendo contabilistas, tenham se distinguido de forma notável ou relevante, contribuindo para o engrandecimento da classe contábil.

A mesa de abertura foi composta por Wellington do Carmo Cruz, presidente do CRC-BA;  Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, prefeito de Salvador; Inaldo da Paixão Santos Araújo, vice-presidente do TCE-BA; Célia Oliveira de Jesus Sacramento, vice-prefeita de Salvador; Luís Alberto Petitinga, secretário da Fazenda Estadual-BA; Henrique Ricardo Batista, presidente do CRC-GO; Patrícia Maria dos Santos Jorge, presidente do Sescap-BA;. Ivan Echeverria, presidente do CRC-MT; Marcos Aurélio dos Santos Moura, presidente do Sindiconta; Edvaldo Paulo de Araújo, conselheiro do CFC; Maria Constança Carneiro Galvão, vice-presidente de desenvolvimento profissional e institucional do CRC-BA; Hélio Barreto Jorge, coordenador administrativo e financeiro da FBC-BA; Edmar Sombra Bezerra, presidente do Ibracon-BA (representante dos medalhistas).

Foram convidados ainda a fazer parte da mesa Edmilson Bispo Gonçalves, vice-presidente de fiscalização; Graciela Mendes Ribeiro, vice-presidente de controle interno do CRC-BA; Antônio Carlos Nogueira Cerqueira, vice-presidente de administração do CRC-BA; Wellington Menezes Ferraz, vice-presidente de registro e cadastro do CRC-BA; Antônio Carlos Ribeiro da Silva, vice-presidente técnico do CRC-BA; Miguel Ângelo Nery Boaventura, auditor geral do CRC-BA; Raimundo Pires de Santana, delegado da Receita Federal em Salvador; José Antônio Icó, vice-presidente do CRC-BA; Eduardo Moraes de Castro, diretor do Conselho Regional de Administração; Gildásio Penedo Filho, conselheiro do TCE-BA, e Ilza Gomes Rodrigues, auditora fiscal e representante do Simples nacional

O presidente do CRC-BA, Wellington do Carmo Cruz, abriu o evento discursando sobre a importância do Conselho de Contabilidade. “O Conselho de Contabilidade é de todos nós contadores e principalmente da sociedade, porque nós exercemos uma função pública. Uma função em que a gente coloca para a sociedade as nossas informações, as nossas demonstrações”, relata. Após a abertura, foram convocados o vice-presidente e conselheiro do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo, para o recebimento da comenda de Contabilista Benemérito. Em seguida, o prefeito ACM Neto recebeu a comenda de Contador Honorário.

Após ser condecorado, o conselheiro Inaldo da Paixão agradeceu a honraria: “Não poderia também iniciar o meu discurso sem antes enaltecer um verbo que considero, depois do verbo amar, um dos mais singelos, que é o verbo agradecer. Verbo que é a manifestação da gratidão. Gratidão que é o mais justo dos sentimentos morais, ou, como disse, a memória do coração”.

DEPOIMENTOS

“Essa homenagem é uma honraria que nós temos de pessoas da sociedade que têm destaque muito grande. Os nomes deles foram oferecidos ao plenário, e o plenário, na sua maioria, aprovou. Então essas duas honrarias, com essa medalha de ouro e com o símbolo destaque de Contabilista Benemérito e Contador Honorário, são uma distinção àqueles que contribuíram e vêm contribuindo com a classe contábil da Bahia”.
Wellington do Carmo Cruz, presidente do CRC-BA

“Hoje é um dia muito especial, por isso fiz questão de enaltecer em meu discurso todas aquelas pessoas que contribuíram para eu estar aqui hoje: meus pais, minha família, minha esposa Vânia e, acima de tudo, meus colegas do Conselho foram muito generosos em ofertar essa tão importante honraria a uma pessoa que a vida inteira, apesar de não ter sonhado ser contador, foi contador. Isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade em ser o Contabilista Benemérito da Bahia”.
Inaldo da Paixão Santos Araújo, vice-presidente do TCE-BA

“O Conselho Regional é um órgão de absoluta respeitabilidade na nossa cidade, que reúne todos os profissionais da Contabilidade, profissionais competentes e qualificados, quer seja no setor público ou no privado, dão uma contribuição extraordinária para a sociedade baiana e brasileira como um todo. Eu me sinto hoje muito honrado, vindo exatamente de profissionais dessa qualificação, em receber esta homenagem”.
ACM Neto, prefeito de Salvador

“Eu me sinto feliz, como membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, em hoje ser colega de Inaldo. Fiz questão de estar presente porque, nesse momento, a gente percebe que o próprio Tribunal de Contas acaba sendo homenageado na medida em que um membro seu, o vice-presidente da Casa, tem esse reconhecimento de uma categoria importante da Bahia e do Brasil. Portanto, a gente só vem felicitar e parabenizar a essa iniciativa desse Conselho e, de fato, fazer justiça a esse grande profissional, que tem uma vida marcada pela dedicação, pela competência e pela seriedade”.
Gildásio Penedo Filho, conselheiro do TCE-BA

Leave a Reply