“Acordo entre Licitantes” e “Impedimento de Licitar e Contratar” foram as duas novas trilhas de auditoria apresentadas na tarde de segunda-feira, dia 18 de março, pelo Núcleo de Informações Estratégicas (NIE), no Plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, aos coordenadores de Controle Externo, conselheiros e seus respectivos Gabinetes, Ministério Público de Contas e integrantes da Rede de Controle. O NIE é composto por profissionais das áreas de Auditoria (CCEs), Sistematização do Processo Auditoria (Coordenação de Projetos Especiais/Gerência do Projeto de Aperfeiçoamento e Sistematização do Processo Auditorial – Cope/Aspa) e Tecnologia da Informação (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para a Auditoria – Cedasc).
A apresentação foi realizada pela coordenadora do NIE, auditora Eliane de Sousa Silva, e pelo gerente de Apoio à Auditoria em TI do Cedasc, Christian Conceição Guerreiro Santos. Presentes ao evento, o presidente do TCE, conselheiro Zilton Rocha, que fez a abertura da apresentação; o vice-presidente conselheiro Inaldo da Paixão, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), do Ministério Público de Contas, coordenadores, auditores e técnicos das CCEs e servidores da Casa.
A trilha “Acordo entre Licitantes” objetiva verificar indícios de conluio em licitações e dispensas, em razão da existência de sócios em comum nas empresas licitantes, e a “Impedimento de Licitar e Contratar” visa identificar pagamentos realizados a fornecedores durante a vigência do impedimento de licitar e contratar na Administração Pública Estadual.
Na abertura, o conselheiro Zilton Rocha disse sobre o assunto: “Nós temos a possibilidade de fazer, usando a tecnologia que o momento histórico nos proporciona, um trabalho com um grau de efetividade, de rapidez muito grande. É só a gente se apoderar disso e poder começar a clicar”. E acrescentou: “Não tem como fugir de uma imposição do momento que os Tribunais terão, necessária e obrigatoriamente, de estarem preparados para agir dessa forma. E certamente todos os outros órgãos que tenham esse papel. Para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia é um privilégio, uma oportunidade de interagir com outros representantes. Portanto, dou as boas-vindas e digo que este é o nosso destino institucional. O que estamos fazendo aqui é nos preparar, cada vez mais, para desenvolver o nosso trabalho”.
Por sua vez, o conselheiro vice-presidente Inaldo da Paixão declarou: “É mais um salto de qualidade que o Tribunal de Contas do Estado da Bahia dá em relação aos aprimoramentos das práticas auditoriais, pois, mais importante do que auditar é auditar bem, e os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) é uma prova material do que estou a afirmar”.
As duas novas trilhas de auditoria, elaboradas com recursos de Business Intelligence (BI), já estão disponibilizadas no Sistema Mirante. A ação integra o projeto de desenvolvimento de trilhas de auditoria, cujo objetivo é racionalizar os processos auditoriais com foco, principalmente, nos exames de prestação de contas.