TCE-BA inaugura biblioteca com homenagem a ex-conselheiro Adhemar Bento

Para marcar seu 106º aniversário de fundação, transcorrido no sábado dia 21, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) inaugurou o novo espaço de sua Biblioteca, agora denominada Adhemar Martins Bento Gomes, em homenagem ao ex-presidente e conselheiro, falecido em 1919 e que integrou os quadros da Corte de Contas durante 21 anos. Na última terça-feira (24), em uma cerimônia simples e restrita a convidados, em razão dos cuidados com a pandemia, o presidente Gildásio Penedo Filho prestou com a entrega de placas comemorativas às famílias dos conselheiros Adhemar Martins Bento Gomes e Lafayette Pondé, ambos vinculados à história da Biblioteca do TCE. O conselheiro-corregedor Inaldo da Paixão Santos Araújo também foi homenageado pelo capital intelectual destinado ao espaço do conhecimento, com a doação de 1.644 livros.

Com instalações modernas e confortáveis, a nova biblioteca, instalada no andar térreo do edifício-sede do TCE, está de portas abertas também para qualquer cidadão que deseje estudar, pesquisar ou consultar o acervo de 13.630 volumes, entre livros físicos, digitais e digitalizados. A iniciativa faz parte do “Projeto Livro Aberto”, criado pelo Tribunal com o objetivo de disseminar, para toda a sociedade, o conhecimento da Casa de Contas nas áreas do direito, administração pública, controle externo, contabilidade, economia, finanças públicas, entre outros.

O presidente Gildásio Penedo Filho ressaltou que, entre os livros físicos, há raridades do século XIX, já digitalizadas, a partir de um convênio com a Empresa Gráfica da Bahia (Egba), e afirmou que com o novo espaço e ampliação da sua biblioteca, o TCE dá mais um grande salto de qualidade no campo da educação corporativa. Representando a família do conselheiro Adhemar Martins Bento Gomes, o auditor de controle externo Adhemar Bento Gomes Filho agradeceu a homenagem ao seu pai.

ASCOM TCE-BA