O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) por meio da Escola de Contas conselheiro Alcides Dutra de Lima, realiza nos dias 10 e 11 de abril, curso sobre Gerenciamento Ágil de Projetos, voltado aos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação desta Corte de Contas.
A capacitação busca atender a crescente demanda por soluções tecnológicas eficientes e a necessidade de adaptação a cenários cada vez mais dinâmicos. A abordagem ágil permite maior flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor, de modo que a oferta do curso Gerenciamento Ágil de Projetos vai contribuir para a aplicação de boas práticas de governança, gestão, segurança e inovação no setor público.
Ao fazer a abertura da atividade, a Diretora da Escola de Contas, conselheira Naluh Gouveia, agradeceu os participantes e ressaltou a importância da capacitação.
“É uma satisfação ver esta equipe tão qualificada buscando aprimorar ainda mais seus conhecimentos para melhor desenvolver suas atividades do dia a dia. Esse curso tem a finalidade de otimizar a gestão de projetos no setor de Tecnologia da Informação para que possamos dar agilidade e cooperar ainda mais com o bom andamento dos trabalhos do Tribunal de Contas do Estado do Acre e a prestação de serviços à sociedade”, disse a conselheira.
O curso tem duração de 8h e é ministrado pelos servidores da STI do TCE-AC, Eduardo Ferreira, Iasmin Lima e Vander Nicácio.
Entre os objetivos da capacitação destaca-se os fundamentos das metodologias ágeis e sua aplicação na gestão de projetos, destacando os princípios do Manifesto Ágil; dominar o frabmework Scrum (conjunto de técnicas/processos de gerenciamento não linear de projetos em equipe), identificando seus papéis, eventos e artefatos para uma implementação eficaz no ambiente organizacional; aplicação de práticas ágeis na rotina da STI, promovendo maior colaboração, adaptação e entrega contínua de valor; otimizar a gestão de tempo e recursos nos projetos, reduzindo desperdícios e melhorando a produtividade das equipes; simular um ciclo completo de Sprint (corrida), permitindo a vivência prática dos conceitos aprendidos e sua adaptação aos desafios específicos da secretaria; fortalecer a cultura de melhoria contínua, incentivando feedbacks (comentários), inovação e alinhamento estratégico com as necessidades da administração pública.

Fonte: TCE-AC