Integrantes de Tribunais de Contas de todo o país participaram do treinamento para o terceiro ciclo do Programa Nacional da Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
O programa visa avaliar os portais da transparência de diversos órgãos governamentais, e o treinamento tem o objetivo de atualizar as equipes dos órgãos de controle sobre os critérios de avaliação, metodologia e sistema de certificação dos ambientes virtuais.
O coordenador-geral do PNTP, conselheiro Antonio Joaquim, fala, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça, sobre as expectativas com a nova edição do levantamento.
O ciclo de 2024 prevê diversas etapas, incluindo a designação de equipes técnicas, realização de melhorias nos portais, treinamento dos agentes responsáveis e a disponibilização de questionários eletrônicos.
No ciclo anterior, das 8 mil instituições avaliadas em todo o Brasil, apenas 1.200, 16%, foram consideradas aptas a receber os selos diamante, ouro ou prata.
Os dados completos das últimas edições podem ser acessados no Radar da Transparência Pública Nacional, em que é possível consultar a situação de cada instituição fiscalizada, filtrando os dados por Unidade da Federação, poder, esfera, nível de transparência e órgão.