TCE-CE: Cerimônia certifica pós-graduandos em Auditoria Governamental – Desafios para o Século XXI

“Desejo que esse seja o ponto de partida e que vocês possam aproveitar o conhecimento, aprimorado sobre as novas tecnologias”. Esses foram os votos do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, durante a cerimônia de conclusão da especialização “Fronteiras do Conhecimento em Auditoria Governamental: Desafios para o Século XXI”. Na manhã desta sexta-feira (6/12), os 25 formandos estiveram no 4º andar do Edifício 5 de Outubro para receber o certificado e as merecidas homenagens.

Coordenada pela Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), a Pós-Graduação foi composta por quatro módulos de disciplinas (Perfil Comportamental, Área de Atuação do Auditor, Ciência de Dados e Metodologias). A diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, proferiu um discurso emocionado. “É um momento novo para o Tribunal. A bagagem adquirida na especialização só elevará o patamar de conhecimento técnico dos alunos. Tenho certeza que renderão bons frutos”, ressaltou.

O presidente Edilberto Pontes destacou que “este é o século do conhecimento e sempre há muitas oportunidades para quem quer se aprimorar e evoluir. A Pós-Graduação é uma das iniciativas que incentivam pessoas que já possuem o estímulo de buscar sempre o melhor”. Ao final, o Conselheiro agradeceu o empenho e dedicação dos concludentes. 

Um dos professores do curso, o assessor administrativo Gleison Diniz, afirmou: “Tenho certeza de que os servidores estão saindo ainda mais profissionais. Essa foi uma grande fonte de conhecimento para a vida de todos os envolvidos”. Para o servidor da Assessoria de Informações Estratégicas, Rafael Menezes, aluno da especialização, “foram aulas proveitosas, com excelentes professores. Crescemos pessoal e profissionalmente, além de conseguirmos conciliar casa e trabalho, visto que as aulas eram no Tribunal”. O servidor destacou que alguns dos trabalhos produzidos durante o curso já tiveram aplicação imediata.

Com carga horária total de 384 horas/aula, o principal objetivo do curso foi formar um novo perfil de trabalho do profissional de auditoria governamental, capaz de detectar, prevenir e gerenciar fraudes e gastos no setor público de modo mais otimizado, ao estar conectado a ferramentas modernas de manuseio e análise de informações, a conhecimentos robustos e aprofundados em sua área de atuação e a um estilo comportamental que sirva de referência para outras categorias profissionais da gestão pública.

Especialização em auditoria governamental 

A Pós-Graduação foi patrocinada integralmente pelo TCE Ceará. Esta é a primeira vez em sua história que o TCE promove curso de especialização com certificação emitida pelo próprio órgão. A conquista veio após o IPC, em 2017, obter credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará para ministrar cursos dessa natureza em sua área de competência.