TCE-CE promove workshop sobre otimização de custos em parceria com a Gartner

Otimização de custos para suportar a gestão de gastos de instituições públicas e privadas. Este é o tema central do workshop a ser realizado pelo TCE Ceará em parceria com o Gartner dia nesta quinta-feira, dia 23/5, a partir das 10h, no Auditório do Instituto Plácido Castelo. A iniciativa é da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), pautada no projeto de inovação digital do TCE Ceará. Os palestrantes serão o vice-presidente do Programa Executivo da Gartner para a América Latina, Freud Carvalho, e o diretor do Programa Executivo da Gartner, Jaime Gama. O evento, de suma importância para o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, é destinado a todos os servidores e membros da Corte de Contas, aos jurisdicionados e à sociedade em geral.

A otimização de custos é uma disciplina crítica e contínua que se concentra em alcançar um equilíbrio entre os custos de TI/ áreas de negócio e o investimento em tecnologia. Além de reduzir os custos da própria TI e dos negócios, aumenta a eficiência e reduz os riscos. “A STI tem acionado à Gartner de maneira contundente para atuar com nosso framework de Otimização de Custos, em função do atual momento econômico do País nas esferas pública e privada”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação, Alexsandre Silva. “A ideia é que este workshop seja um importante gatilho para que o TCE Ceará possa seguir a trilha de diversas iniciativas, pautadas em boas práticas voltadas à otimização e gestão da redução dos custos.”

Durante o 31º Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), dias 9 e 10/5, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes destacou: “Mais do que dinheiro e recursos naturais, precisamos de boas ideias para garantir uma maior produtividade.” O Presidente frisou, também, a importância de se buscar a eficiência dos recursos públicos em meio ao atual deficit financeiro: “Não há como falar em produtividade se não falarmos em tecnologia da informação, big data, em inteligência artificial.”

As inscrições podem ser realizadas online através do link.

Saiba mais

Freud Carvalho, vice-presidente do Programa Executivo da Gartner para América Latina, possui mais de 20 anos de experiência em TI, focada em gestão e implantação de projetos em grandes empresas brasileiras e multinacionais de diferentes setores da economia como seguros, telecomunicações e bens de consumo. Possui sólida experiência em gestão de projetos, planejamento estratégico, gestão financeira, governança e gestão de demanda de TI.

Nos últimos anos trabalhando na Caixa Seguros (subsidiária da CNP Assurance), foi responsável por projetos de implantação de parcerias e sistemas de venda e pós-venda (emissão, cobrança e sinistros) de produtos de seguros patrimoniais. Outras organizações pelas quais passou foram: OI (antiga Brasil Telecom), responsável pela área de Governança de TI (Planejamento estratégico, Gestão Financeira e Processos) e Souza Cruz (subsidiária da British American Tobacco). Freud Carvalho é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MBA em Gestão de Projetos pela George Washington University e MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui Certificação em Coaching Ontológico pela Homero Reis Consultores.

Jaime Gama é graduado em Engenharia Civil pela UFMG, Mestre em Administração pela UFBA e Mestre em Marketing/Gestão Empresarial pela Universidade Internacional de Lisboa. Possui 35 anos de experiência na indústria de TI atuando como executivo sênior e CIO em grandes empresas, nos segmentos da indústria siderúrgica / metalúrgica, governo, construção civil e saúde. Foi professor de graduação e pós-graduação em Salvador por quase 20 anos. Tem grande experiência em temas como governança corporativa e de TI, planejamento estratégico empresarial e de TI, e gestão de projetos e processos.

A Gartner foi fundada em 1979 e é uma das principais empresas de pesquisa e consultoria do mundo. Expandindo-se muito além da principal pesquisa de tecnologia para fornecer aos líderes seniores das empresas os insights, recomendações e ferramentas de negócios indispensáveis para atingir suas prioridades de missão crítica e construir as organizações de amanhã, alimentando o futuro dos negócios para que um mundo mais bem-sucedido se concretize.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3615-tribunal-de-contas-promove-workshop-sobre-otimizacao-de-custos-em-parceria-com-a-gartner