TCE Ceará implementa solução integrada para combate à fraude e à corrupção

unnamedO Tribunal de Contas do Estado passa a dispor de uma poderosa solução integrada de análise de dados e inteligência analítica para combater a fraude e a corrupção no Ceará. Representantes da empresa Maxtera Tecnologia, Sistemas e Comércio e servidores do Controle Externo do TCE se reuniram com o presidente Edilberto Pontes, na quarta-feira (10/8), na Presidência da Corte, para tratar da implementação do Contrato nº 16/2016.

Segundo o presidente Edilberto Pontes, é um passo significativo e inovador. “O Setor de Informações Estratégicas do Tribunal permitirá a formação do auditor do século XXI, que utiliza modernas técnicas de estatística e de cruzamento de bancos de dados. Trata-se de um projeto prioritário nessa gestão e que estamos conseguindo implementar, num momento muito importante para o TCE do Ceará.”

Utilizada inicialmente pela Assessoria de Informações Estratégicas, a ferramenta já foi implantada no ambiente de TI do Tribunal. Essa semana acontece o primeiro treinamento com a nova solução analítica, que tem a vantagem de realizar cruzamentos e análise de base de dados, fortalecendo as fiscalizações realizadas pelo TCE Ceará. A intenção é fazer com que os auditores de controle externo mudem o perfil de análise e consigam fazer consultas e conclusões nos próprios ambientes de trabalho.

Participaram da reunião com o presidente Edilberto Pontes, a chefe de Gabinete da Presidência, Mirla Fontenele; o secretário de Controle Externo, Raimir Holanda; o chefe e o servidor da Assessoria de Informações Estratégicas, respectivamente, José Alexsandre Fonseca da Silva e Raimundo Freire Filho; e os representantes da Maxtera, Juliano Corrêa (Diretor de Operações) e Júlio Caseaes (Gerente do Projeto).

Assessoria de Informações Estratégicas

Criada nesta gestão, a partir da Resolução Administrativa nº 02/2016, a Assessoria de Informações Estratégicas é vinculada à Secretaria de Controle Externo e tem por finalidade elaborar estratégias e ações de produção de conhecimento, exclusivamente por meio da obtenção, sistematização e análise de dados coletados, oriundos de base de dados própria ou custodiadas, visando à tomada de decisões.