TCE da Paraíba comemora centenário de ex-ministro do TCU

Sessão solene do Tribunal de Contas da Paraíba, com a participação, entre outros, de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, compõe, nesta quinta-feira (13), às 17 horas, no Auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, o programa conjunto de comemorações do centenário de nascimento de João Agripino, ex-ministro do Tribunal de Contas da União e ex-governador do Estado.
Depois de aberta pelo conselheiro Fábio Nogueira – que lembrará a criação e instalação do TCE-PB por João Agripino – a solenidade seguirá com pronunciamentos do ex-deputado João Agripino de Vasconcelos Maia (filho do homenageado, que falará pela família), do deputado estadual Gervázio Maia (em nome dos seus pares) e do conselheiro aposentado Juarez Farias (como representantes do quadro de secretários do ex-governador, que também compôs).
Na manhã desta mesma quinta-feira, houve a celebração de Missa em Ação de Graças, na Igreja de São Francisco, pelo arcebispo Dom Aldo Pagotto. No sábado (dia 15), às 16 horas, ocorrerá novo ato religioso, desta vez na Fazenda Cachoeira, no município de Brejo do Cruz, onde João Agripino nasceu e onde repousam seus restos mortais.
Nascido em 1º de março de 1914 e falecido em 6 de fevereiro de 1988, o paraibano João Agripino Maia Filho ocupou alguns dos mais elevados postos da República.
Foi promotor de Justiça na Paraíba e Rio Grande do Norte, ministro das Minas e Energia no Governo de Jânio Quadros (entre janeiro e agosto de 1961), senador, deputado federal por sucessivas legislaturas, governador do seu Estado e ministro do Tribunal de Contas da União, organismo que chegou a presidir, em 1973.
Fonte: Ascom/TCE-PB (Frutuoso Chaves)

Leave a Reply