TCE de Mato Grosso do Sul realiza curso de Segurança de Autoridades

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) através da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) deu início ao curso de Segurança de Autoridades, que está sendo ministrado em período integral para 43 servidores. Divididos em duas turmas, a primeira é composta por 20 alunos e encerra as aulas, iniciadas no dia 16, neste sábado (21). Já a segunda turma fará o curso entre os dias 23 e 27 de setembro de 2013.

Durante visita a escola nesta terça-feira (17.09), o conselheiro presidente Cícero de Souza, acompanhado pela diretora geral conselheira Marisa Joaquina Monteiro Serrano e pelo coordenador geral da Escoex Ben Hur Ferreira, disse que é possível dinamizar ainda mais o Tribunal de Contas expandindo o conhecimento de seus servidores e promovendo o bem-estar de cada um.

Especificamente sobre o curso de Segurança de Autoridades o presidente afirma que “a segurança, que já é boa, ficará ainda melhor. Todos os servidores já são capazes, mas vão conquistar maior capacidade por meio do conhecimento técnico que será aprendido”.

A conselheira e diretora geral da Escola Marisa Serrano, explica que o que ajuda a melhorar a segurança “é ter conhecimento de causa. Saber o que acontece antes ajuda a lidar com o problema”, e as aulas do curso auxiliarão a adquirir esse conhecimento.

Para o coordenador geral da Escoex, Ben Hur Ferreira, “a sociedade hoje é a sociedade do conhecimento e por isso é importante sempre estar estudando”. Sobre o curso para capacitação da segurança Ben Hur acredita que é preciso trabalhar com a prevenção. Para ele “uma segurança ágil é capaz de detectar o problema antecipadamente”.

Serão 40 horas/aula conforme conteúdo programático abaixo:

DISCIPLINA INSTRUTOR
Segurança Física de Instalações (SFI) MAJ PM ADMILSON CRISTALDO BARBOSA
Cerimonial (CER) MAJ PM SANDRA ALT
Segurança de Dignitários (SD) MAJ PM WELLINGTON KLIMPEL DO NASCIMENTO
Ações com Explosivos (AEx) TC PM SILVA NETO
Atividades Emergenciais(AEm) TC BM LUIZ ANTONIO DE MELO
Observação, Memorização e Discrição (OMD) MAJ PM WELLINGTON KLIMPEL DO NASCIMENTO
Primeiros Socorros (PSOC) MÉDICA MAITHE GALHARDO
Normas e diretrizes da Conduta ética do TCE(NDCE) DRA. ROSANA BERTUCCI
Relações Interpessoais e Formas de Intervenção (RIFI) MAJ PM ADMILSON CRISTALDO BARBOSA
Assessoria Militar do TCE/MS(ASSMIL) MAJ PM ADMILSON CRISTALDO BARBOSA

 
 
 
 
 
 
 
Fonte: ASCOM TCE-MS (Laís Latta)

Leave a Reply