TCE-ES: Revista faz análise de finanças dos municípios capixabas

Por mais um ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) disponibilizou dados com informações contábeis para a elaboração da revista Finanças dos Municípios Capixabas. A publicação traça um panorama das finanças dos 78 municípios do Estado, com análise dos números e artigos de especialistas.
Nesta 20ª edição, o presidente da Corte, conselheiro Domingos Taufner, é o responsável pelo texto de apresentação, no qual destaca que o anuário já se consolidou como “importante elemento informativo e ferramenta de destaque de controle social para os cidadãos do Espírito Santo”.
“Mesmo atualmente, com os Portais da Transparência e a facilidade de acesso a dados na Internet, o anuário continua a cumprir sua missão, pois consolida os números, divulgando-os com clareza e em linguagem adequada”, disse Taufner.
O presidente destacou, ainda, que desde a década de 1990 o TCE-ES disponibiliza informações ao anuário. Os dados são extraídos das Prestações de Contas Anuais encaminhadas à Corte pelos gestores municipais, sendo estes responsáveis pela fidedignidade e veracidade das informações. “E caso algum gestor não preste as informações de maneira correta ele poderá ter suas contas rejeitadas, o que aumenta o cuidado de cada um no momento de enviar os dados, gerando mais confiabilidade”, explicou.
Também na edição de 2014, o TCE-ES apresenta orientações aos prefeitos, passando pela necessidade de constituir equipe competente, planejar com responsabilidade, prestar contas, dentre outras.
Em breve, todo o conteúdo da revista poderá ser acessado em http://www.aequus.com.br/anuarios_es.html