Tribunal de Contas de Goiás regulamenta uso de laboratório móvel de rodovias

O uso do laboratório móvel de solos e pavimentação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO), que já está em atividade, foi regulamentado por portaria assinada pelo presidente Edson Ferrari, publicada no Diário Eletrônico de Contas, de 20 de julho.

O laboratório foi adquirido para a realização de ensaios laboratoriais de solos e misturas betuminosas e controle tecnológico de materiais em obras de pavimentação rodoviária. O equipamento foi montado na carroceria de um caminhão tipo baú, com a proposta de percorrer todo o Estado de Goiás para subsidiar o corpo técnico de engenharia nos trabalhos de inspeções “in loco”.

Com área de 10 m2, a carroceria está equipada com bancadas, armários, banquetas, ar-condicionado, extintor de incêndio, gerador, reservatório de água, inversor, frigobar e os equipamentos para a realização dos ensaios.

De acordo com a Portaria n° 441/2012, a direção e coordenação de todos os trabalhos referentes ao laboratório móvel são de responsabilidade da Primeira Divisão de Fiscalização de Engenharia do TCE/GO. Confira alguns dos equipamentos utilizados:

Umidímetro tipo speed, utilizado para determinação rápida de umidade dos solos; aparelho contador de golpes; medidores de densidade de solos EDG e SDG, capazes de determinar as principais propriedades físicas de solos compactados e soltos; extrator de betume tipo rotarex; extrator de amostras; balanças eletrônicas com capacidade para 5 e 15 kg; molde completo para ensaio; soquete para ensaio; soquete cilíndrico para ensaio de compactação; agitador de peneiras, funis, peneiras, bandejas, placas, réguas e fogareiro a gás.

Leave a Reply