TCE-GO vai produzir toda a energia que consome até o primeiro semestre de 2022

Hoje, usina de energia solar já produz, em média, 42,9% do que é utilizado pelo Tribunal

Em tempos de crise hídrica e risco de desabastecimento, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) vai produzir toda a energia elétrica que consome ampliando a capacidade de sua usina de energia solar ainda no primeiro semestre de 2022. Assim, está sendo realizada licitação para contratação de novos sistemas fotovoltaicos. Hoje, o Tribunal já consegue produzir, em média, 42,9% do que utiliza, o que representa uma significativa economia. 

Novas placas montadas em estruturas metálicas serão instaladas na área de estacionamento da Corte de Contas, e serão adquiridos inversores trifásicos de grande porte ampliando em mais 60 Megawatt/hora por mês a capacidade média de geração. Como o consumo do Tribunal se concentra no período diurno, de maior geração de energia, não será necessário investir em soluções de armazenamento por meio de baterias.

Presidente do TCE-GO, o conselheiro Edson Ferrari lembra que a sustentabilidade é um dos principais compromissos da instituição, que desde 2018 possui a certificação ISO 14001, que trata da gestão ambiental. “O Tribunal tem feito um grande esforço para ser indutor de boas práticas. A conquista da autossuficiência energética representa o compromisso socioambiental que se traduz também na redução dos impactos ambientais causados pela atuação do TCE-GO.”

Texto: Heloísa Lima (Dicom/TCE-GO); Ilustração: Anderson de Castro