TCE-MG é convidado para falar das Redes de Controle em Educação em evento da UNCME-MG

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) foi convidado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais (UNCME-MG) para participar, no dia 09 de setembro de 2022, do Encontro Nacional dos Conselhos de Educação. A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, irá representar o TCEMG no encontro que será realizado no Conselho Municipal de Educação de Contagem, a partir das 8h30min. 

A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, irá falar sobre as Redes de Controle em Educação, e também fará o lançamento da Trilha para Conselheiros de Educação: boas práticas de acompanhamento e fiscalização. A trilha tem como objetivo possibilitar aos participantes, a partir de uma experiência gamificada, desenvolver a autoeficácia e as competências práticas necessárias para acompanhamento e fiscalização das políticas públicas de Educação. 

Além disso, pretende-se promover: a compreensão sobre a função social do controle de políticas públicas de Educação pelos cidadãos; o desenvolvimento da capacidade de análise e avaliação de atos administrativos em relação à aplicação de recursos em políticas públicas de Educação; a aplicação de boas práticas na fiscalização e identificação de falhas costumeiras nas principais políticas públicas de Educação;  além de incitar a capacidade de tomada de decisão e ação proativa, diante de cenários típicos de irregularidades e impropriedades na gestão de políticas públicas de Educação. 

“A organização do Sistema Municipal de Ensino” e o “Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação” também serão pano de fundo para o debate, que também contará com a participação do presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Felipe Michel Braga, do vice-coordenador da UNCME-MG, José Natal Amorim, e da coordenadora da UNCME-MG, Galdina Arrais. 

As inscrições podem ser feitas até dia 07/09, por meio do link https://forms.gle/yrHYPh2RY2whuSyW6

Fonte: TCE-MG