TCE-MA dá início ao projeto “Controle Entrelinhas” inaugurando parceria com a Emap

O presidente do TCE-MA, conselheiro Washington Oliveira, recebeu nesta quinta-feira (01) na Escola Superior de Controle Externo (Escex) do TCE-MA, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, Ted Lago, e o diretor de administração e finanças da empesa, Artur Thiago Costa.

O diretor do Porto gravou, nas dependências da Escex, o primeiro vídeo do projeto “Controle Entrelinhas”, comandado pela líder de Ação Educacional da Biblioteca do tribunal, Rossana Jansen, com o tema “A Transformação Digital com foco no setor público” que, assim como outros a serem abordados no programa, contemplará assuntos contemporâneos relativos à atividade de Controle Externo.

A ideia é contribuir para que Tribunais de Contas brasileiros realizem uma auditoria governamental de melhor qualidade e impacto positivo na vida dos cidadãos, com vistas à aplicação eficaz dos recursos públicos e ao alcance das prioridades nacionais em vinculação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“O TCE-MA tem procurado se aproximar e tem feito parcerias com órgãos públicos do estado no sentido de buscar um debate maior sobre o desenvolvimento do Maranhão. A Emap é uma empresa fundamental e vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo um grande trabalho para modernizar a atividade portuária, por isso temos discutido com o seu presidente, Ted Lago, essa colaboração em várias áreas, incluindo a de avanço tecnológico, a qual nosso tribunal incentiva e em que tem avançado bastante”, disse o presidente do TCE-MA.

O público-alvo do projeto é servidores, jurisdicionados e cidadãos da área de Controle Externo, com a metodologia de roda de conversa, em formato híbrido – presencial e online, sendo realizado durante o 2º semestre de 2022, sempre no horário das 9h30 às 12h, na Escex. Constam do conteúdo programático: Transformação Digital; Novas perspectivas do Controle Externo e papel das Escolas de Contas; Relação entre Democracia e Parecer Prévio; Transparência pública: outras dimensões para além da transparência fiscal; entre outros temas.

O diretor de administração e finanças da empesa, Artur Thiago Costa, destacou a importância de falar sobre inovação na gravação de hoje. Para ele, “foi uma ótima oportunidade para mostrarmos o que o Porto do Itaqui faz, já que os órgãos públicos, como um todo, apresentam cada vez mais desafios. Nossa experiência tem sido bem satisfatória”. Ele ressalta que não é preciso inventar a roda. “Muitos desafios que surgem no dia a dia da administração pública são também fruto de falta de comunicação entre os órgãos. O convite do TCE para expormos nosso programa de inovação é salutar para essa troca de experiências”, completou Arthur Costa.

Também presente ao encontro, o presidente da Emap, Ted Lago, destacou a atuação da corte maranhense. “Nó temos acompanhado as inovações que o TCE têm efetuado, com implantação de ferramentas que dão mais dinâmica ao acompanhamento das contas. E tanto Emap quanto o TCE defendem a inovação inclusiva, aquela que não substitui as pessoas pelas máquinas, pelo sistema eletrônico. Que a gente possa modernizar os processos e dar mais transparência, valor caro aos dois órgãos, sem abrir mão das pessoas”, finalizou Ted Lago.

Fonte: TCE-MA