O banco de dados referentes ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), produzido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), servirá de base para um estudo conduzido pelo Observatório de Políticas Públicas Sustentáveis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (16), pelo presidente da corte de contas, conselheiro Gilberto Diniz, durante o encerramento do Seminário “Sustentabilidade como Valor: Do Birregional (UE-Mercosul) ao Desenvolvimento Local”.
O observatório, ligado ao Centro de Excelência em Estudos Europeus Jean Monnet, da UFMG, terá como foco a análise das políticas públicas municipais, em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A formalização de mais uma parceria com a UFMG, foi defendida por Gilberto Diniz, que em seu discurso destacou a importância da colaboração entre a administração pública e a Universidade Federal na condução de pesquisas e estudos.
“Penso que estamos no caminho certo para construir uma ambiência salutar e profícua de intercâmbio de informações, de experiências, de boas práticas, mas temos muito ainda a caminhar. Então, sigamos em frente, pois, como nos lembra o poeta e dramaturgo Antônio Machado: caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar”, disse o presidente.
Durante o encerramento do Seminário, a professora Jamile Bergamaschine Mata Diz, recebeu os cumprimentos do presidente do TCE, por ter mediado o painel “Democracia e Controle das Políticas Públicas da União Europeia”, realizado na sede do Tribunal de Contas. Em seu pronunciamento, a professora agradeceu a parceria entre os órgãos e fez uma análise sobre “a cooperação internacional e a importância do compartilhamento de valores, mesmo considerando as particularidades de cada nação”.
Veja as fotos do evento:
Fotos: Vinícius Dias
Fonte: TCE-MG