TCE-MS divulga indicadores de saúde e é reconhecido

Evento-TCE-MSA iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) de divulgar dados sobre serviços essenciais à população por meio do livro “Indicadores de Saúde: informações sobre saúde nos municípios sul-mato-grossenses” recebeu aprovação do professor Edson Mamoru Tamaki, doutor em Economia da Saúde pela Universidade de Paris IX e professor na Universidade Federal de MS em palestra realizada no plenário do TCE-MS. (clique aqui).

O livro apresenta de forma organizada e analítica informações sobre os gastos com saúde dos municípios de Mato Grosso do Sul e, também, indicadores de recursos físicos e humanos e da Atenção Básica para que se possa conhecer a evolução dos investimentos públicos e de alguns indicadores importantes em saúde. A publicação foi organizada em torno de três eixos que balizam o assunto: informações financeiras, rede assistencial e indicadores de saúde.
Com base nas informações do livro o TCE-MS deu início na semana passada à publicação na imprensa de anúncios informativos com os principais dados sobre indicadores em diversas áreas da administração pública, como saúde, educação, meio ambiente, entre outros.
O objetivo, segundo o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, é “apresentar de forma organizada e analítica para a população, entidades, políticos e gestores os principais indicadores destas áreas para que todos possam formar opinião sobre o assunto e cobrar melhorias e aperfeiçoamento”.
De acordo com o conselheiro Waldir Neves, o TCE-MS é o órgão público que dispõe do maior número de informações sobre os municípios, câmaras, fundações e órgãos públicos em geral, afirmou. Ele lembra que o TCE-MS fiscaliza cerca de mil entidades e órgãos públicos e por isso pode colaborar, mais do que qualquer outro órgão, com dados para a análise de nossa realidade.
Fonte: Ascom TCE-MS (Flávio Teixeira)