A coordenadora da dimensão Capacitação do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, Sandra Rose Rodrigues, se reuniu na quinta-feira, 22 de maio, com Ordália Alves de Almeida e Ana Paula Melim, do Fórum Permanente de Educação Infantil.
Sandra Rose apresentou o Programa desenvolvido pela Corte de Contas, que será lançado no mês de agosto, e ouviu um relato histórico sobre a formação dos profissionais que atuam na educação infantil de MS e a estruturação de políticas públicas em prol da primeira infância. “O que buscamos com esse encontro é conhecer mais a fundo o contexto da primeira infância aqui no nosso Estado, que foi o primeiro do Brasil a ter um Fórum de educação infantil”, atuando na defesa da garantia dos Direitos das Crianças.
Graduada em pedagogia, com doutorado em educação e pós-doutorado em sociologia da infância, Ordália Alves de Almeida, e Ana Paula Melim, pedagoga e doutora em educação, participaram de todos os grandes e importantes movimentos pró infância no Brasil.
Ordália Almeida destacou a constante busca por conhecimento. “Temos buscado conhecer a situação da educação infantil em vários estados e em diversos países e vemos que o Brasil é um país que investe em políticas públicas e o que mais tem leis e normas sobre a primeira infância”.
Ana Paula ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo Fórum, um espaço suprapartidário, articulado por diversas instituições, órgãos governamentais, não governamentais e entidades comprometidas com a defesa do direito constitucional à educação da criança de zero a seis anos. “Queremos defender essas políticas públicas e fazer com que elas se tornem reais na vida das crianças brasileiras”.
Ao final da reunião, a coordenadora da Escoex, Sandra Rose, destacou a relevância das informações fornecidas pelas doutoras. “São duas grandes profissionais que, com certeza, muito têm a contribuir com o nosso trabalho no Programa”.
Fonte: TCE-MS