TCE-MS orienta jovens aprendizes para o mercado de trabalho

A orientação profissional aos jovens aprendizes que trabalham no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul e que completam no biênio 2019/2020 maior idade foi uma solicitação do presidente da Corte, conselheiro Iran Coelho das Neves ao Departamento de Gestão de Pessoas e Psicologia do TCE-MS. O curso que ofereceu orientação vocacional, veio da preocupação do presidente com o futuro profissional desses jovens aprendizes em terem um direcionamento ao mercado de trabalho.

 De acordo com a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elaine Góis dos Santos Gianotto, grande parte dos jovens aprendizes que são encaminhados ao TCE-MS desconhecem a função que irão ocupar na Corte e qual trabalho vão desempenhar. Ela apontou ainda que ao final do período de trabalho no Tribunal de Contas, muitos saem com dúvidas sobre qual profissão vão escolher para o futuro. “Com este curso orientamos esses jovens em como se apresentarem em uma entrevista de emprego, montar um currículo, como ir à busca do primeiro emprego”, declarou.

 A psicóloga do TCE-MS, Larissa Ferreira de Almeida, destaca que a Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela ressalta que o curso foi aplicada aos 42 jovens com idade entre 16 e 18 anos, que tinham datas de desligamento entre os meses de abril de 2019 e setembro de 2020.  “O processo de Orientação Profissional serve não apenas para a percepção do campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades, características pessoais e profissão, do sentido, do significado do trabalho para o ser humano, da relação trabalho e projeto de vida”.

O planejamento estratégico do projeto de Orientação Profissional (OP), inicialmente foi composto por meio de encontros realizados na Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), com atividades multidisciplinares. No curso, além de troca de ideias foram realizadas dinâmicas em grupo, vídeos ilustrativos, redações autoavaliativas, aplicação de questionários das profissões, entre outros.

 Olga Mongenot

 http://www.tce.ms.gov.br/noticias/detalhes/5527/tce-ms-orienta-jovens-aprendizes-para-o-mercado-de-trabalho