As ações do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para a destinação adequada de resíduos e para o reaproveitamento e reciclagem de materiais chamaram a atenção de alunas da Escola Chave do Saber (Ecsa) de Cuiabá. Em vista à Corte de Contas Bruna Figueiredo e Sofia Ribeiro, foram apresentadas ao trabalho, que agora fará parte de um projeto apresentado por elas no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS).
A competição é realizada anualmente e convida estudantes de todo país a pensar em diferentes alternativas sustentáveis para o melhor uso dos recursos naturais, apostando em conceitos como economia circular, produção de resíduos sólidos e consumo de energia.
Foi o que explicou Bruna. “Nossa turma tem que criar um projeto com o tema desse ano que é coleta seletiva. Muita gente ainda está tentando saber o que vai fazer, então eu lembrei justamente da ideia do TCE-MT, e aí nós resolvemos aderir a ela e viemos aqui para entender melhor como funciona esse processo.”
Para Sofia, o maior desafio será traduzir toda a proposta para o vídeo, como estabelecem as regras da competição. “Temos só dois minutos para explicar nosso projeto. É um tempo muito curto para apresentarmos toda essa ideia, mas queremos muito trazer essa premiação para nossa escola.”
Durante a visita elas passaram pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), que recolhe o material reciclável e dá a ele o destino correto. As tampinhas de plásticos e embalagens aerossol, por exemplo, são encaminhadas aos projetos Lunnaar e Tampatinhas, que repassam os resíduos para empresas de reciclagem e convertem o valor arrecadado em castrações e atendimentos veterinários a animais resgatados.
Desta forma, o órgão recebe dos servidores, além de frascos de alumínio, tampas de garrafas de água, refrigerante, mate, suco, leite, shampoo, condicionador, cremes, pasta de dente, água sanitária, caneta, achocolatado, sorvete, manteiga, requeijão, anéis de latas, etc.
No ponto de coleta também recebe medicamentos vencidos e pilhas e baterias. Nestes casos, os itens recebem a destinação adequada, evitando a contaminação do meio ambiente. Na ocasião, as meninas também conheceram o setor responsável pela transformação de papel em blocos de anotações, distribuídos gratuitamente para os servidores do Tribunal.
Fonte: TCE-MT