IRB implementa Comitê Técnico de Saúde com adesão dos 33 Tribunais de Contas

A “Casa do conhecimento dos Tribunais de Contas”, o Instituto Rui Barbosa, realizou encontro nesta quinta-feira (30), na sede da entidade em Brasília (DF), para implementação do Comitê Técnico de Saúde do IRB e a posse de seus integrantes.

O Comitê será presidido pelo conselheiro Sebastião Helvecio, que também preside o Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento, e é vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB.

Os 33 Tribunais de Contas brasileiros indicaram servidores que irão representá-los no desenvolvimento das atividades a serem realizadas. O Comitê inicia com 40 integrantes, sendo 20 conselheiros.

O presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, participou do encontro. O servidor da Corte cearense indicado para atuar junto ao Comitê de Saúde é o analista de Controle Externo, Felipe Ramalho Bezerra (diretor de Fiscalização de Temas Especiais I da Secretaria de Controle Externo – Secex).

“A implementação do Comitê Técnico de Saúde representa os esforços que o IRB vem empreendendo no sentido de fomentar no Sistema Tribunais de Contas brasileiro o exercício do controle externo funcional. E, em relação à temática do Comitê, ficou evidenciado durante a recente pandemia vivenciada no mundo, a importância dos sistemas públicos de saúde”, destacou o conselheiro Edilberto Pontes, presidente do IRB.

O conselheiro Sebastião Helvecio, em sua fala, agradeceu a oportunidade de presidir o Comitê, destacando a representatividade de todos os Tribunais de Contas na composição do grupo. Na ocasião, Sebastião Helvecio conduziu a primeira reunião do Comitê de Saúde, para apresentação das Diretrizes que nortearam a construção do Plano de Trabalho.

O momento também contou com palestra do secretário Nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvecio Magalhães Júnior, que proferiu palestra com o tema “Perspectivas da atenção especializada da saúde”.

Fonte: TCE-CE