TCE-MT comemora 60 anos de criação com programação especial

O Tribunal de Contas de Mato Grosso completa 60 anos de criação no dia 31 de outubro e para celebrar a data, a instituição conta com uma programação especial entre os dias 29 e 31/10. As comemorações iniciam na terça-feira, 29/10 às 14 horas quando serão entregues aos gestores públicos municipais e estaduais os certificados de conclusão do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). Na mesma solenidade será lançado o Índice de Gestão Fiscal(IGF), ferramenta desenvolvida pelo TCE-MT que irá mensurar a qualidade da gestão pública em todos os municípios de Estado. O evento acontece na Escola Superior de Contas.

Dando continuidade à programação, na quarta-feira (30/10), às 10 horas acontece culto ecumênico no auditório da Escola Superior de contas. Às 14:30 horas o premiado jornalista e escritor Laurentino Gomes realiza palestra com o tema, “A Construção do Brasil: da Independência à República”. A partir das 16:30 horas serão lançadas publicações institucionais, como o livro “50 + 10 Anos de História do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso”, “Resultados Efetivos 2006-2011: Primeiro Ciclo de Planejamento Estratégico do TCE-MT”; “Carta de Serviços ao Cidadão”,”Cartas do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon: Relíquias do Telegrafista Tocantins”, autores: Ivan Echeverria e Aecim Tocantins; e “O Lado Pitoresco das Auditorias”, autor: Reinaldo Thommen. Na ocasião ainda será divulgado os trabalhos do servidor aposentado, Armando Santana Modesto (in memorian): “Rescaldo Político” e “Caminhando no Passado”.

No dia 31/10, quinta-feira, às 16 horas será realizada sessão solene de entrega de medalhas comemorativas aos servidores mais antigos do Tribunal de Contas de Mato Grosso, troféus aos membros e conselheiros aposentados e outorga da comenda Joaquim Duarte Murtinho a autoridades. A sessão solene acontece no Espaço Cenarium Rural.

O TCE-MT foi criado pela Lei Constitucional nº 2 de 31 de outubro de 1953 com sede na capital do Estado e jurisdição em todo o território estadual. Foi instalado em 3 de janeiro de 1954 quando ocorreu a primeira sessão ordinária e eleitos o presidente Benedicto Vaz de Figueiredo, o vice-presidente Rosário Congro e o procurador geral, Sebastião de Oliveira.

__________________________________________

Cinquenta + 10 Anos de História do TCE-MT

Organizado pela professora Neila Maria Souza Barreto e editado pela Carlini & Caniato Editorial, tem o objetivo de manter atualizada a historiografia do TCE-MT por ocasião das festividades dos 60 anos de sua criação, completados em 31 de outubro de 2013. Para tanto, faz-se o resgate da edição comemorativa dos 50 anos da instituição, publicada originalmente em 2004, acrescentando e atualizando as informações e registros dos últimos 10 anos.

Carta de Serviços ao Cidadão

Tem o objetivo fortalecer a instituição como instrumento de cidadania disponibilizando, de forma clara e precisa, os canais de acesso ao TCE-MT. Classificados por setor, produtos e serviços, formas acesso, horários de atendimento e prazos, os canais contribuem para o acesso à informação e estimulam o controle social.

Resultados Efetivos 2006-2011

Apresenta as informações sobre tudo o que foi planejado, realizado, os resultados obtidos e as enormes mudanças, culturais e estrutural, pelas quais a instituição passou no período de seis anos por influência do seu Primeiro Ciclo de Planejamento Estratégico de Longo Prazo.

O lado pitoresco das auditorias

De autoria do auditor público externo Reinaldo Thommen, reúne “causos” vividos pelo autor e por outros colegas de profissão durante as inspeções e auditorias in loco realizadas pelas equipes do TCE-MT. Você não vai encontrar aqui relatórios técnicos, análises ou números de contabilidade. De forma leve e bem-humorada, ele busca o lado pitoresco e humano da atividade de controle externo em um Mato Grosso pré-divisão, servindo de registro sociológico de um período, de um território e dos seus desbravadores, entre os quais os auditores do Tribunal de Contas. É a primeira publicação pela PubliContas – Editora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

Cartas do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – Relíquias do telegrafista Tocantins

Livro de Ivan Echeverria e Aecim Tocantins. Os registros de Marechal Rondon são materiais de estudo e pesquisa valiosos e a sua divulgação torna acessível este registro histórico. O livro apresenta aspectos biográficos de Rondon e adentra nas cento e sessenta e cinco cartas por ele escritas de próprio punho, onde o leitor pode perceber as características de sua personalidade e sua percepção sobre o contexto histórico.

Caminhando no passado

Relata fatos históricos de Mato Grosso e fala sobre as aventuras do narrador desbravando as terras de Rondon o qual buscou registrar suas percepções, o que colaborou para a história e o progresso científico do Estado.

Rescaldo Político

O livro fala de fragmentos de um passado e tem como pano de fundo os ecos de uma democracia nascente. A obra faz o registro de acontecimentos dos bastidores da política, e é voltada às novas gerações que estão ávidas de informações sobre os conhecimentos históricos de Cuiabá nos idos de 1945.

Leave a Reply