TCE-MT cumpre neste ano mais de 70% das metas estabelecidas para o biênio 2012 -2013

Presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, abriu reunião no dia 13 de dezembro

Representantes de todos os setores do Tribunal de Contas de Mato Grosso apresentaram seus resultados do ano de 2012 em reunião realizada no auditório da Escola Superior de Contas. Ao todo, foram demonstradas as conclusões das 21 metas estabelecidas no Planejamento Estratégico. “Houve o cumprimento de mais de 70% das metas estabelecidas para o biênio”, afirmou o conselheiro presidente, José Carlos Novelli.

Entre as metas alcançadas estão o julgamento total das contas anuais do exercício de 2011, bem como a análise de cerca de 80% de denúncias, representações, recursos, pedidos de rescisão e consultas formais. O assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Floriano Grzybowski explicou que “será feita uma avaliação dos resultados de 2012 para produzir uma readequação das metas para 2013”.

Um dos destaques deste ano do TCE-MT foi a inovação dos sistemas da instituição, com foco na modernização tecnológica. “Nosso foco principal era elevar o Tribunal de Contas a um patamar de qualidade destacado no cenário digital. Nesta área, nós atingimos a meta de 100%”, ressaltou Novelli.

Além disso, outro ponto destacado pelo presidente foi a criação das Câmaras de Julgamento, que iniciaram os trabalhos no final de junho. O trabalho das Câmaras proporcionou maior celeridade às decisões, permitindo uma análise detalhada e com maior vigor técnico dos processos.

Sobre a certificação do ISO 9001 dos produtos “sistema Geo-obras” e “Sistema de Gerenciamento de Prazos (SGP)”, recém-adquirida pelo Tribunal de Contas, Novelli afirmou que foi uma vitória para a instituição em 2012 e concluiu, “para 2013, acredito que conseguiremos a certificação de mais quatro produtos”.

Novelli ressaltou ainda o excelente desempenho do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI iniciado este ano com a adesão dos 20 maiores municípios mato-grossenses, sendo que 8 deles já concluíram suas atividades. Nos dias 10 e 12 de dezembro, as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande participaram do evento “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã” onde a prefeitura de Cuiabá apresentou o Planejamento Estratégico produzido em parceria com o TCE-MT. “ O PDI está alcançando todas as suas metas de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública que propicie melhores resultados para a sociedade”, disse o presidente.

As reuniões de apresentação de resultados acontecem desde 2006, quando houve a adoção do Planejamento Estratégico como forma de gestão. Os resultados são apresentados trimestralmente ao longo do ano, para que seja feito um acompanhamento das ações do órgão, com o objetivo de cumprir todas as metas determinadas.

• Acesse AQUI o Relatório de Apresentação dos Resultados do Plano Estratégico – 2012

Leave a Reply