TCE-MT e Atricon promovem 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas


A Atricon e o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promovem, entre de 21 e 23 de junho, o 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas. O evento, que ocorrerá no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, contará com a exposição de projetos inovadores dos Tribunais de Contas do Brasil, com ênfase nas boas práticas identificadas no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022.

Iniciativa do TCE-MT em 2018, o Laboratório de Boas Práticas foi incorporado pela Atricon às agendas nacionais e tem por intuito ampliar o conhecimento e networking sobre tendências, técnicas, tecnologias e soluções voltadas à construção de tribunais de contas cada vez mais modernos e efetivos.

O evento será realizado com o apoio da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e terá como público-alvo membros e servidores dos Tribunais de Contas, especialmente lideranças de controle externo.

A abertura do encontro será no dia 21, a partir das 16h, com palestras magnas do conselheiro Valter Albano, que apresentará as mesas técnicas implementadas pelo TCE-MT, e (a confirmar) do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, que deverá falar sobre a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Consenso, duas boas práticas do controle externo com foco no consensualismo e eficiência na solução de questões complexas relacionadas à administração pública. Na sequência, o jornalista e economista Dony De Nuccio ministrará uma palestra motivacional com foco econômico e na atuação dos Tribunais de Contas.

Ao longo do dia 22 e no dia 23 pela manhã serão realizadas cinco salas simultâneas com apresentação de cerca de 70 boas práticas identificadas no MMD-TC. No total, foram 92 boas práticas catalogadas e que serão amplamente divulgadas por meio de diversas ações nacionais de comunicação pela Atricon.

Plano de Ação Nacional

O 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas englobará ainda outras quatro grandes agendas. No dia 21, às 9h, será realizado o I Ciclo de Debates do MMD-TC, que reunirá secretários-gerais e lideranças de controle externo com o objetivo de identificar oportunidades de progresso nos tribunais de contas e propor um Plano de Ação Nacional em prol do aprimoramento do Sistema de Controle Externo.

Também no dia 21, mas às 14h30, será realizada uma reunião da direção da Atricon para deliberação sobre o Plano de Ação, que no dia 22, às 9h, será apresentado em reunião do CNPTC e, às 15h, em reunião da Abracom.

Para mais informações, clique aqui e acesse o hotsite do evento.

Fonte: TCE-MT.