TCE-MT, MP e Prefeitura de Cuiabá realizaram visita técnica em hospital de Goiânia

O modelo de gestão e de contratação de serviços realizado pelo Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) será apresentado pela direção da instituição ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, ao promotor da Vara de Cidadania, Alexandre Guedes, ao procurador geral do Ministério Público de Contas, Getúlio Velasco e ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, em visita técnica programada para a manhã desta terça-feira, 4/4. A auditora chefe da Secretaria de Auditorias Especiais do TCE, Lidiane Bortoluzzi, também participará da visita técnica.

O HUGO é administrado por uma organização social (OS), o Instituto de Gestão em Saúde Gerir, que também atua em outros seis hospitais. O objetivo da visita é avaliar a solução encontrada pela prefeitura de Goiânia, de maneira a verificar se ela está compatível com o interesse do gestor e os pontos sempre elencados nas fiscalizações realizadas pelo TCE de Mato Grosso e MPE  na área de saúde de Cuiabá, capital do Estado.

O modelo de contratação feito pela organização social é pelo regime CLT, com cumprimento de metas de produtividade e qualidade do serviço. O Hugo tem 407 leitos de internação, centro cirúrgico com 10 salas e UTI com 57 leitos. O pronto atendimento é de em média 190 pacientes/dia e são realizadas cerca de 40 cirurgias/dia por especialidades. O Hugo tem alcançado descontos de até 70% em compras feitas por meio de comparação de preços de 7 mil distribuidores; conseguiu reduzir de 72% para 9% o índice de infecções em internações na UTI, conforme o levantamento prévio feito pela Secretaria de Auditorias Especiais