TCE-MT: TCEstudantil atingiu 29 instituições de ensino de oito municípios do Estado

Secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra L Vuolo

O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou uma reunião de feedback sobre o Projeto TCEstudantil com a Secretaria de Estado de Educação no dia 25/11. Participaram do evento, que ocorreu no auditório da Seduc, os diretores, coordenadores e professores que participaram do TCEstudantil em 2013. A secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra L Vuolo, apresentou as principais ações do Projeto e foi aberto espaço para questionamentos, críticas e sugestões por parte dos envolvidos. Em 2013 foram 39 visitas realizadas, sendo 2.908 alunos reunidos (1.789 nível médio e 1.119 superior).

O Projeto TCEstudantil tem como objetivo formar valores fundamentais nos jovens sobre a importância de exercer a cidadania, além do estímulo ao controle social da gestão dos recursos públicos. A mobilização dos estudantes contou com o auxílio da Seduc, por meio de uma parceria do órgão com o TCE-MT (SAI). Na reunião, a representante da Secretaria de Educação, Maria Simone Turcatto avaliou como produtivas as ações desenvolvidas a partir da parceria. “Para os alunos, ter essa noção sobre a fiscalização dos recursos é fundamental para que possam se sentirem estimulados a também exercerem o controle social”, afirmou.

Desde sua criação, em 2001, o TCEstudantil do Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu 237 visitas. Ao todo foram 8.148 alunos do nível médio e 4.066 do nível superior.

Nos últimos dois anos, participaram 29 instituições de ensino de 8 municípios de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Tapurah, Jangada, Poxoréu, Cáceres, Santo Antonio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento. Além disso, foi realizada visita dos parlamentos mirim do Município de Tapurah e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

As ações do Projeto também chamaram a atenção nacionalmente e o TCE-MT recebeu visitas dos Tribunais de Contas do Piauí e de Minas Gerais com a intenção de conhecer o TCEstudantil.

TCEstudantil estimula ações em escolas do interior do Estado

O Gibi do TCE-MT foi utilizado como instrumento de leitura do “Projeto Clube de Leitura”, que é desenvolvido semestralmente pelos alunos da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra do Município de Juara. Ao final do projeto, os estudantes elaboraram uma redação explicando o que aprenderam sobre o controle das contas públicas e sobre a necessidade do cidadão participar dos resultados nas políticas públicas do Município.

A Escola Guiomar Maria da Silva do Município de Poxoréu desenvolveu o projeto que utilizou o conteúdo do Gibi do TCE-MT para ser aplicado em toda a grade curricular do 9º Ano (matemática, português, história, geografia, artes, ciências, inglês, filosofia, etc) relacionando-a com a importância de acompanhar a gestão pública.

Gibi “Uma Lição de Cidadania”

História em quadrinhos, de conteúdo lúdico, desenvolvido para o público jovem. Tem o objetivo de fomentar a conscientização e o desenvolvimento de valores fundamentais para o exercício da cidadania e do controle social.
Acessar publicação online

Leave a Reply