TCE-PA: I Corrida e Caminhada TCE em Movimento pela Saúde incentiva bons hábitos contra o câncer

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) promoverá, no dia 3 de novembro, a I Corrida e Caminhada TCE em Movimento pela Saúde. A ação faz parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul da Corte de Contas como forma de incentivar a prevenção e o cuidado por meio da prática de atividade física.

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) é um dos apoiadores do evento.

Para participar, deve ser feita a doação de um kit contendo uma caixa de chá de camomila, um sabonete infantil hidratante neutro, um hidratante sem cor (ex.: fisiogel®️ ou nívea milk®️) e uma toalha de rosto.

As doações serão destinadas a pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia de câncer de mama.

A ideia para realizar o evento surgiu da intenção da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida de incentivar hábitos saudáveis, levando em consideração o que diz o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, que trata da Saúde e Bem-Estar e tem como meta garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Entre os cuidados preventivos contra o câncer está a prática de atividade física, com destaque para a caminhada e a corrida. Estudos demonstram que algumas horas por semana de caminhada ou corrida podem reduzir o risco do surgimento de câncer de mama em 20% e, mesmo entre pessoas diagnosticadas, a prática de exercícios pode diminuir significativamente a mortalidade.

Além de prevenir, os esportes de alta performance, como a corrida, produzem em pessoas já curadas, uma espécie de barreira protetora, o que impede a reincidência da doença, prevenindo em até 50% o risco de retorno do câncer de mama.

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul também apresentarão o conceito de produtividade sustentável, que consiste em se manter uma alta eficiência no trabalho sem comprometer a saúde física, mental e emocional.

Também propõe-se o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, de modo que produtividade não deve ser sinônimo de esgotamento ou sacrifício.

Percurso do evento: corrida – 5km e caminhada – 2km (pelas vias do bairro Nazaré, no centro de Belém)

Fonte: TCE-PA