Representantes das principais unidades do TCE-PA participaram nesta quarta-feira, 12, da primeira reunião de alinhamento para o Plano de Gestão do biênio 2025-2027, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.
O chefe de gabinete da Presidência, José Tuffi Salim Júnior, elencou três importantes aspectos que devem ser observados na concepção do Plano. ”Em primeiro lugar, que as unidades procurem trabalhar sempre de forma articulada. Que as ações sejam propostas sempre levando em consideração o tribunal como um todo e que todas as unidades possam se beneficiar daquela ação. O Plano de Gestão não é uma competição entre as unidades. A nossa intenção aqui é construir ações voltadas para a melhoria do tribunal”, afirmou.
Tuffi revelou ainda uma recomendação feita pelo conselheiro presidente Fernando Ribeiro. “Nós podemos sim ser ousados na formulação das ações, mas não podemos deixar de ter sempre os pés no chão. Não podemos criar ações com objetivos que não poderão ser alcançados, ou então que serão alcançados em função de sacrifícios de outros que não se justifiquem”, completou.
O processo de criação do Plano será conduzido pela Secretaria Geral da Presidência e pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Sepge), liderada por Izabelle Guimarães, que apresentou os três principais eixos que sustentarão as ações implementadas nos próximos dois anos no TCE-PA.
O Plano de Gestão tem como diretrizes o diálogo, a efetividade e a governança sustentável. No tocante ao diálogo, o objetivo será “ampliar e fortalecer as relações intra e interinstitucionais, com a atuação em rede e parcerias, o incentivo da colaboração e do diálogo, a participação cidadã, o fortalecimento do controle social e o estímulo à integridade”, disse.
Em relação à efetividade, pretende-se “fortalecer o controle externo, com abordagens preventivas e concomitantes, dando ênfase à efetividade dos serviços e na inovação”. Na diretriz governança sustentável, a intenção é também “fortalecer a governança ambiental, social e econômica, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo, associado à eficiência administrativa”, completou.
Na sequência, o auditor de controle externo Vicente Anchieta Júnior exibiu o cronograma de atividades previstas para o desenvolvimento do Plano de Gestão. De 17 a 21 de fevereiro serão realizadas oficinas para a formulação das ações. Até o dia 28 de fevereiro, as unidades deverão encaminhar à Sepge os formulários on-line com as propostas. A ideia é que até 21 de março, elas estejam consolidadas em documento final que será encaminhado à Presidência. No início de 2026, está prevista a revisão do Plano de Gestão.
A secretária de planejamento e gestão estratégica do TCE-PA, Izabelle Guimarães, agradeceu a parceria dos gestores. “Nós, da Sepge, agradecemos a presença das unidades aqui. Contamos com a colaboração e a participação de todos para formular um plano de gestão ousado, mas real”, reforçou.
Fonte: TCE-PA