O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, participou, na manhã da última sexta-feira (25), do encerramento do ciclo de treinamento de 57 auditores do controle externo oriundos de 26 TCs brasileiros para uso do AJUNTA, plataforma desenvolvida por equipe técnica da Corte paraibana com vista à detecção de fraudes em licitações públicas.
A possibilidade de adoção dessa ferramenta em amplitude nacional decorre de acordo para tanto celebrado, na última quarta-feira (23), entre o conselheiro Nominando Diniz e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola.
O AJUNTA, que faz uso de inteligência artificial, tornou-se um sistema sem similar no País em razão da capacidade de receber e processar documentos, acolher denúncias e gerar, automaticamente, dados úteis às ações preventivas e corretivas dos Tribunais de Contas.
Quando da assinatura do Termo de Cooperação Técnica durante a sessão extraordinária para isso realizada pelo Tribunal de Contas do Estado, o presidente da Atricon disse que o propósito do compartilhamento do AJUNTA com todo o Sistema Tribunais de Contas a ele ocorreu tão logo teve conhecimento “da existência dessa ferramenta maravilhosa”. O convênio então firmado, segundo ele, passava a todos os responsáveis por licitações públicas “a mensagem de que agora estamos mais preparados e atentos”.
Aos participantes do treinamento ministrado no Espaço da Cidadania Digital, ambiente criado para o desenvolvimento de ideias e experimentos em favor do controle externo dos atos e gastos públicos, o conselheiro Nominando Diniz falou do seu plano de investimentos ininterruptos e crescentes na área tecnológica, em benefício, sobretudo, do trabalho da Auditoria. “Sem isso não existe Tribunal de Contas”, comentou.
Às equipes técnicas visitantes, às quais expôs “um Tribunal de portas sempre abertas para a troca de projetos e inovações”, ele pediu que fizessem bom proveito do treinamento então recebido durante a semana. E, por fim, desejou a todos um bom retorno a suas casas e locais de trabalho.
Fonte: TCE-PB