TCE-PE: Indígenas recebem primeira visita da ação "Escola Cidadania" em 2013

O programa TCEndo Cidadania do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), através da ação Escola Cidadania, realizou seu primeiro encontro em 2013. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a aldeia Fulniô recebeu a visita da equipe da Escola de Contas Públicas. As palestras ocorreram na Escola Marechal Rondon, em Águas Belas. No total, 337 indígenas – entre alunos dos ensinos fundamental, médio e quatro professores – participaram do evento.

Para a professora de português e artes, Jeane Lúcis, a participação dos povos indígenas no programa TCEndo Cidadania é importante. “O programa traz informações para que as comunidades indígenas possam fazer a diferença, cuidando do espaço em que habita e se conscientizando melhor sobre os seus direitos e deveres”.

As opiniões dos alunos estavam em concordância com a professora. Auyranan Machado, que se interessou pela apresentação sobre a origem dos recursos públicos, também falou sobre a importância deste tipo de visita aos indígenas. “Esta ação dá valor aos nossos povos para não continuarem na exclusão”, disse o jovem do ensino fundamental, que teve seu discurso reforçado por outra aluna.

Sanara Riade dos Santos considerou a palestra fundamental para aldeia. “Ela é urbanizada e precisa também estar incluída no orçamento da Prefeitura. Temos direitos como todos de ter saúde, educação, habitação e segurança pública”, comentou a estudante do ensino médio e, assim como Auyranan, não conhecia o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco antes da palestra.

Diferentemente do calendário escolar do Estado, as aulas da aldeia Fulniô começaram em dezembro, com final programado para agosto. Isso ocorre devido aos cultos religiosos, denominados como Ouricuri, sempre entre setembro e novembro.

Para conferir fotos da visita, clique aqui.

FONTE: ECPBG/GEJO, 14/02/2013

Leave a Reply